Última hora

1.º Centenário do nascimento de Apolinário Reis Pereira

11 Outubro 2017
1.º Centenário do nascimento de Apolinário Reis Pereira
Opinião
0

A dinastia dos “Pereiras” enche parte do século 20 com personalidades interessantes. António Maria Pereira (1840-1939) foi ourives e joalheiro e figura marcante duma família com duas gerações ilustres. José Régio (1901-1969), neto do avô Antoninho, abre a dinastia e torna-se uma figura das letras portuguesas de projecção e inovação no campo do psicologismo literário nacional. Júlio Saul Dias (1902-1983) e Apolinário Reis Pereira (1917-2000) são dois artistas plásticos que Vila do Conde não esquece.
Este ano de 2017, faz cem anos que nasceu Apolinário José Reis Pereira, irmão de Régio e de Júlio, militar de profissão, foi, sobretudo, um intelectual das artes e das letras e Vila do Conde lembra-o como seu filho, pelo contributo que a sua obra emprestou a esta região e às gentes das terras do Ave. Esta crónica que, periodicamente escrevo para este jornal, tem como objectivo não deixar cair no esquecimento pessoas ilustres e, depois, render homenagem ao mérito dessas mesmas pessoas.
Quem puxa actualmente pela cultura de Vila do Conde? Uma questão pertinente. Vila do Conde teve sempre os seus contornos culturais através dos tempos e muitos foram os notáveis, da terra e fora dela, que deram rosto à cidade e ao campo, onde habita gente culta e dedicada ao progresso.
Quem puxa por Vila do Conde? Actualmente, por exemplo, a cabeça pensante do Dr. Carmo Reis. No presente, como no passado, instituições, pessoas e acontecimentos, deram brilho à terra e são hoje património cultural de todos. A Escola Salesiana de Santa Clara; a Casa da Juventude que foi casino e colégio; as corridas que deixaram de existir; a rivalidade sadia entre os Ranchos; as rendas e as redes; os Pescadores e os Priores; o Curtas, competição internacional que este ano comemorou 25 anos. Uma diversidade e uma intensidade cultural que não deixa morrer a cidade-berço da dinastia de José Régio. Actualmente, também e de visita obrigatória, a “galeria de arte cinemática, SOLAR”, a puxar por Vila do Conde.

Pe. Bártolo Pereira