Última hora

Lombalgia: a dor na parte inferior das costas

27 Setembro 2017
Lombalgia: a dor na parte inferior das costas
Opinião
0

A dor na parte inferior das costas, conhecida em termos médicos como lombalgia, é uma causa muito frequente ida do médico. Estima-se que cerca de 80% das pessoas terão uma lombalgia ao longo da vida, sendo uma situação muito frequente.
As causas de lombalgia são diversas, mas na grande maioria das situações, as causas são benignas. Relaciona-se muitas vezes com o esforço ou com más posições no trabalho ou nas atividades diárias, estar muito tempo de pé ou levantar pesos de forma repetida. É mais frequente nas pessoas obesas e nas grávidas.
Como prevenir o aparecimento da dor?
Para prevenir o aparecimento de dor nas costas é importante que pratique exercício físico para fortalecer os músculos lombares, como caminhadas, natação ou hidroginástica. Ajudará também a perder peso o que ajuda na lombalgia.
Procure manter uma postura adequada, sobretudo sentado, procurando apoiar as costas em linha reta e apoiando os pés no chão. Quando necessitar de pegar em pesos, primeiro agache-se, segure os pesos e só depois levante. Tente não inclinar as costas para pegar em pesos.
O que fazer quando tem dor?
Nas alturas de crise é importante que tente fazer uma vida normal, evitando apenas os movimentos que agravem a dor. Deve repousar, mas apenas durante poucos dias (geralmente 1-2dias). É aconselhável que se mova e ande, de forma a não enfraquecer os músculos da zona. Evite carregar pesos durante algumas semanas.
A aplicação de calor durante cerca de 20 minutos, várias vezes por dia, pode ajudar a aliviar os sintomas. Os analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar, mas certifique-se com um médico se poderá tomar estes fármacos. Gradualmente irá recuperar da dor.
Alertas!
Por vezes, a dor na parte inferior das costas pode relacionar-se com doenças mais graves necessitando de avaliação médica. São causas menos frequentes de dor nas costas, mas devem ser valorizadas. Assim, deve consultar o médico nas seguintes situações:
– Dor nas costas após queda ou traumatismo;
– Dor nas costas sobretudo quando está parado, em repouso, na cama, de madrugada, e que vai melhorando como a atividade diária ao longo do dia;
– Dor nas costas que persiste e não melhora, sobretudo se for ao longo de dias;
– Dor nas costas que o acorda durante a noite;
– Se houver febre ou perda de peso;
– Se tiver osteoporose;
– Se a dor for pela perna abaixo;
– Se deixar de ter sensibilidade na região retal, genital, virilha ou se deixar de ter controlo de fezes ou urina. Neste caso deverá ser consultado urgentemente.
– Se tomar cronicamente medicamentos com corticosteróides (“cortisona”).
Cuide de si!

Joana Gomes Rodrigues