Última hora

As urnas de voto antecipado já estão abertas em Vila do Conde

25 Setembro 2017
As urnas de voto antecipado já estão abertas em Vila do Conde
Política
0

O período de votação antecipada nas eleições autárquicas para militares, bombeiros e trabalhadores abrangidos pela lei que não possam ir votar presencialmente a 1 de outubro está em curso desde a quinta feira passada, 21 de setembro, e a próxima terça feira.
Até à próxima terça feira, 26 de setembro, podem votar antecipadamente os militares, agentes de forças e serviços de segurança interna, os bombeiros e os agentes da protecção civil que no dia da eleição estejam impedidos de se deslocar à assembleia de voto por imperativo inadiável de exercício das funções no país ou no estrangeiro.
Os membros de delegações oficiais do Estado que, por deslocação ao estrangeiro em representação do país, se encontrem impedidos de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição e os representantes de seleções nacionais organizadas por federações desportivas que se encontrem no estrangeiro oficialmente em competições no dia da eleição também já podem votar antecipadamente.
A lei prevê ainda que os trabalhadores marítimos e aeronáuticos, bem como ferroviários e rodoviários de longo curso que, presumivelmente, se encontrem no dia da eleição no estrangeiro podem também votar até terça feira.
Para votar, nestes casos, os eleitores têm de se dirigir entre hoje e terça-feira à Câmara Municipal da área de recenseamento respectiva com um comprovativo do impedimento e um documento assinado pelo seu superior hierárquico ou pela entidade patronal.
Os estudantes inscritos em instituições de ensino situados em distrito, região autónoma ou ilha diferentes daqueles por onde se encontram inscritos no recenseamento eleitoral, os reclusos não privados de direitos políticos e os doentes internados e presumivelmente impossibilitados de se deslocarem a votar têm até hoje para o fazer, caso tenham pedido voto antecipado até ao vigésimo dia anterior ao da eleição.
Os eleitores que pretendam exercer o seu direito de voto antecipadamente podem fazê-lo no edifício da Câmara Municipal de Vila do Conde, na Rua da Igreja, no horário normal de expediente, entre as 9:00 e as 17:00 horas.