Última hora

António Ferreira Vila Cova é homenageado por ocasião dos 100 anos de nascimento

15 Setembro 2017
António Ferreira Vila Cova é homenageado por ocasião dos 100 anos de nascimento
Cultura
0

A Bind’ó Peixe, Associação Cultural, vai assinalar este domingo, 17 de setembro, o centenário do nascimento do caxineiro António Ferreira Vila Cova, promovendo uma homenagem a um Homem que dedicou a sua vida às Caxinas e à sua comunidade piscatória.
António Ferreira Vila Cova morava no lugar de Caxinas e preocupava-se com a sociedade onde estava inserido, com especial enfoque, inicialmente, nos pescadores mais velhos que já se tinham reformado.
António Ferreira Vila Cova começou a pensar numa forma dos mais velhos poderem conviver uns com os outros num local seguro e criou, para isso, a Associação de Protecção à Terceira Idade “A. F. Vila Cova”, mas a preocupação deste homem não foi somente dirigida aos “velhinhos”. António Ferreira Vila Cova sentiu também a necessidade de apoiar as famílias das Caxinas, criando um espaço onde os seus filhos se sentissem protegidos. E hoje, a Associação de Protecção à Terceira Idade “A. F. Vila Cova” desenvolve trabalhos nas áreas de Centro de dia, Apoio Domiciliário, Creche, Jardim de Infância e ATL.
António Ferreira Vila Cova foi também amigo do Círculo Católico de Operários de Vila do Conde, tendo sido o grande benfeitor da obra de requalificação da então sede da associação vilacondense.
Mas não foi só na Associação de Protecção à Terceira Idade “A. F. Vila Cova” ou no Círculo Católico de Operários que António Ferreira Vila Cova desenvolveu trabalho. O caxineiro foi também um ativo apoiante do Rio Ave Futebol Clube e Presidente dos Bombeiros de Vila do Conde.
A homenagem a António Ferreira Vila Cova, organizada pela Associação Cultural Bind’ó Peixe, agendada para este domingo, inclui o descerramento de uma placa em frente à Igreja das Caxinas, às 10:30 horas, uma Eucaristia na Igreja das Caxinas, às 11:00 horas, a deposição de flores na sua sepultura no Cemitério de Vila do Conde, às 12:15 horas, e uma sessão evocativa no Salão Paroquial das Caxinas, marcada para as 15 horas.