Última hora

20 Restaurantes de Vila do Conde integram projeto “O nosso peixe”

14 Setembro 2017
20 Restaurantes de Vila do Conde integram projeto “O nosso peixe”
Local
0

Em maio de 2016, o projeto “O nosso peixe” foi apresentado aos Restaurantes vilacondenses pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Vila do Conde. Na altura, os quinze Restaurantes aderentes passaram a apresentar nas suas ementas uma seleção de pratos de peixe típicos de Vila do Conde.
Na altura da apresentação, Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, disse que “o nosso peixe tem o intuito de impulsionar a economia do concelho, promover a tradição gastronómica ligada ao mar e, sobretudo, atrair mais turistas à cidade”.
Durante todos os dias do ano, os Restaurantes aderentes comprometeram-se a servir variados pratos de peixe, confecionados de acordo com as tradições de Vila do Conde.
“Era importante criar um evento que promovesse o nosso peixe e, ao mesmo tempo, os restaurantes locais e toda a economia adjacente às pescas, mostrando aos vilacondenses e a todos os que nos visitam a nossa riqueza gastronómica”, salientou Elisa Ferraz na altura da apresentação do projeto.
A autarca revelou ainda que “além dos 15 restaurantes pioneiros já outros mostraram vontade em aderir”, garantindo que a iniciativa não vai ter limite temporal e “terá uma continuidade permanente, e a única regra é que os restaurantes tenham sempre nas ementas, pelo menos dois pratos de peixe, que podem variar consoante as alturas do ano em que as espécies estarão disponíveis”, completou Elisa Ferraz.
Miguel Correia, proprietário do Restaurante São João, salientou na altura da adesão que “com o projecto “O Nosso Peixe” vamos captar a atenção dos vilacondenses e, sobretudo, a dos turistas, e o facto de termos a placa identificativa é mais uma chancela de qualidade”.
Hugo Pinto, proprietário do Restaurante Cais da Vila, frisou, também na altura da adesão ao projeto, que “é uma vantagem para os restaurantes de Vila do Conde estar numa zona do país onde diariamente tem acesso a peixe fresco e isso reflecte-se na qualidade dos pratos confeccionados”.
Neste momento são 20 os Restaurantes que integram o projeto “O Nosso Peixe”. Adega do Monte, Adega Gavina, Alfândega, Anastacia Delicatesses, Cais da Vila, Caximar, Costa Verde, Cozinha Aberta, Doca, Espaço T2 – Sushimati, Garfo Torto, O Cangalho, Patarata, Praça Velha, Ramon, Restaurante do Pinheiro, Santa Clara, São João, Saura Cool e Senhora da Guia são os Restaurantes que integram o projeto “O Nosso Peixe”.
Nestes Restaurantes podem ser conhecidas e apreciadas uma infinidade de pratos de peixe, que vão desde polvo, lulas ou sardinhas, passando pela dourada, robalo e pescada, pratos apresentados segundo as tradições de Vila do Conde.