Última hora

Gabinete de Arqueologia de Vila do Conde organiza visitas guiadas à Cividade de Bagunte

14 Agosto 2017
Gabinete de Arqueologia de Vila do Conde organiza visitas guiadas à Cividade de Bagunte
Local
0

O Gabinete de Arqueologia do Município de Vila do Conde vai abrir a Cividade de Bagunte a visitas guiadas nos próximos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto, às 9:30 e às 14 horas.
A realização destas visitas guiadas surge na sequência de algumas cenas do espetáculo “Um porto para o Mundo”, relacionadas com a Cividade de Bagunte, um povoado fortificado pré-romano que se encontra classificado como Monumento Nacional.
A Cividade de Bagunte foi habitada pelos Galaicos, povo que ocupou uma vasta área do Noroeste Peninsular (Entre-Douro-e-Minho e Galiza), incluindo o território onde hoje é o concelho de Vila do Conde.
A Cividade de Bagunte foi ocupada permanentemente entre os séculos IV a.C. e IV d.C..
A grande maioria das ruínas da Cividade de Bagunte data da segunda metade do século I d.C., altura em que todo o povoado sofreu uma profunda remodelação.
Na Cividade de Bagunte podem ser vistas muralhas, ruas e habitações do povo que, naquele período, dominava o curso final dos rios Este e Ave.
A visita e o transporte são gratuitos, a partir do Cais da Alfandega, mediante inscrição através do email: arqueologia@cm-viladoconde.pt.
O Gabinete de Arqueologia e o Gabinete Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde, com o apoio da Equipa de Sapadores florestais, fizeram no ano passado o trabalho de limpeza florestal e de reabertura dos caminhos da Cividade de Bagunte e promoveram o desenvolvimento de espécies autóctones (carvalho, alvarinho, sobreiro e azevinho), através da realização de podas de formação e plantação das várias espécies, no âmbito do projeto Futuro – 100 000 árvores.