Última hora

Arranquem os motores

2 Agosto 2017
Arranquem os motores
Opinião
0

Depois de umas semanas de merecidas férias para os jogadores e de muito trabalho para os dirigentes, já começa a cheirar novamente a futebol no maior escalão nacional. O Rio Ave que continua a aumentar (esperemos que infinitamente) seu record de épocas consecutivas na primeira divisão nacional (vamos para a 10.ª), volta a fazer algumas alterações no plantel e equipa técnica, mas com algumas garantias de que iremos manter a qualidade. Na equipa técnica, como vem sendo hábito há alguns anos, apostamos num treinador com pouca experiência na primeira liga. Desta vez a escolha recaiu em Miguel Cardoso, um desconhecido para a maior parte (eu incluído), natural da Trofa com 45 anos e que esteve nos últimos anos no Shakhtar Donetsk, primeiro com o coordenador técnico e na última época como adjunto de Paulo Fonseca (anteriormente tinha sido também adjunto de Domingos Paciência por exemplo). Não conheço de perto o seu trabalho mas das várias opiniões que me chegaram, quer de jornalistas quer de ex-colegas, só ouvi dizer bem de Miguel Cardoso, pelo que esperemos que a sua competência não seja traída por qualquer série de maus resultados.
Em termos de jogadores teremos também várias alterações. Com as vendas de Krovinovic e Roderick, a saída dos emprestados Petrovic, Gil Dias, Heldon, Rafa Soares, Gonçalo Paciência e Chérif, mais o terminar da carreira de André Vilas Boas (obrigado capitão pelos vários anos de dedicação ao Clube!), teriam naturalmente que entrar reforços, ainda por cima numa época em que pela primeira vez teremos uma equipa B. Assim, entraram para já, entre contratações e empréstimos, Pelé, Nuno Santos, Karamanos, Gabrielzinho, Oscar Barreto, Francisco Geraldes, Yuri Ribeiro e Marcão. Tendo em conta que ainda falta um mês para o fecho do mercado, que haverá ainda jogadores que regressaram de empréstimos e estão a tentar mostrar o seu valor e que se terá de coordenar o plantel principal com a nova equipa B, é provável que ainda venham a haver alguns ajustes até final de Agosto, mas a equipa base vai-se formando.
Com tantas alterações, quer em termos de jogadores quer na equipa técnica, quer no estilo de jogo, é sempre necessário algum tempo de adaptação, que esperemos seja feita em cima de vitórias para não se começar a colocar tudo em causa. Começamos com 3 jogos em casa nas primeiras 4 jornadas, recebendo o Belenenses na jornada inaugural, seguindo-se deslocação ao Bessa e depois as recepções ao recém-promovido Portimonense e o actual campeão Benfica. Será um bom teste às alterações que o estádio sofreu, quer no que diz respeito aos lugares anuais, quer ao novo posicionamento das câmaras televisivas e dos bancos de suplentes. A questão dos lugares anuais, penso que tem sido tratada sem problemas de maior, apesar de haver sempre algum desconforto em pessoas que terão de ficar fora do seu lugar e companhia habitual e outras que se vêem “quase obrigadas” a sair da bancada coberta uma vez que apanhariam chuva na mesma devido à redução da lotação desta zona pelo acréscimo de camarotes. A alteração das câmaras televisivas, cuja transmissão passará a ser feita a partir da bancada nascente, é um tópico há muito solicitado pelos sócios, uma vez que a imagem do clube ficava afectada com a constante visualização de uma bancada vazia na TV enquanto agora se passará a filmar a bancada dos sócios, que está sempre mais bem composta. Pena é que não seja para já a tão esperada remodelação mais profunda do estádio, com uma bancada nascente nova e coberta, com melhoria da cobertura da bancada poente e com o relvado a ficar mais próximo das bancadas. Esta remodelação estaria, penso eu, agendada para uma eventual injecção de capital por parte de novos investidores ao mudarmos de SDUQ para SAD, mas o dinheiro das vendas de Ederson, Roderick e Krovinovic terá atenuado a urgência dessa alteração. Algo que deverá ser esclarecido na próxima Assembleia Geral do Rio Ave F.C., que será realizada no domingo 6 de Agosto, onde os sócios que não estão de férias poderão tentar ser esclarecidos sobre o valor dessas vendas e do ponto da situação do dossier SAD. No dia seguinte, começa a rolar a bola para nós e esperemos que seja o início de mais uma época auspiciosa para o nosso Clube. Um apuramento para a Liga Europa via campeonato será à partida mais complicado do que na época passada, dado que há menos uma vaga e a concorrência se está a reforçar bem, mas espero que nunca se dê por perdida nenhuma partida em qualquer das competições que vamos disputar. Se ainda por cima conseguirmos manter ou até superar a qualidade do futebol praticado na época passada, já teremos motivos que cheguem para ficarmos orgulhosos do Clube que representa a nossa cidade no topo do futebol nacional. VAMOS A ELES!

Renato Sousa