Última hora

Qual deve ser o meu comportamento numa entrevista?

12 Julho 2017
Qual deve ser o meu comportamento numa entrevista?
Opinião
0

Chega o dia a entrevista. Chego cedo? Chego à hora marcada? Atrasos já sabem que não pode ser! E deixo o responsável de recrutamento e seleção passar primeiro, passo primeiro? Como me sento? Como me despeço?
Vamos falar um pouco sobre o comportamento a ter nas entrevistas!
À chegada: desligue ou tire o som ao telemóvel!
Chegue sempre um bocadinho mais cedo, 5 a 10 minutos e esteja tranquilo. Por vezes o responsável de recrutamento e seleção ainda demora um pouco, mas, mesmo assim deve lá estar! É muito importante ser pontual.
Espere que se dirijam a si e levante-se tranquilamente quando falarem consigo e aguarde que o cumprimentem. O aperto de mão deve transmitir segurança, mas sem apertar demasiado nem “sacudir” o responsável de recrutamento e seleção. Mostre uma postura simpática, e sem exageros, sorria! Uma das primeiras coisas que o responsável de recrutamento vê no candidato é o rosto, por isso, sorria quando o cumprimenta.
Não se esqueça do nome do responsável de recrutamento e seleção, caso não perceba pergunte. Soa melhor aos nossos ouvidos ouvir o nosso nome.
Parecem pormenores, mas não se esqueça que a primeira impressão, como já referido no artigo anterior, pode fazer uma grande diferença.
Na receção, a não ser que o responsável de recrutamento e seleção diga para seguir à frente, deixe-o conduzir durante o trajeto. Se lhe fizer sinal para passar, faça-o.
Já na sala da entrevista, sente-se onde o responsável de recrutamento e seleção indica, pois normalmente indicam, mas caso não o façam, opte por ficar frente a frente.
A postura deve estar tranquila, afinal, não tem porque não estar. Caminhe, sente-se ou esteja de pé de uma forma tranquila e profissional.
Tente manter as costas direitas, mas sem estar tenso! Se tiver que mudar de posição faça-o, não fique tenso e sempre na mesma posição durante toda a entrevista.
Mantenha o contacto visual, mas evite olhar fixamente para o responsável de recrutamento. Se em vez de um responsável de recrutamento tiver vários, vá olhando para quem está a colocar a questão e durante a resposta para todos, mais ou menos em tempo igual para cada um deles. Durante a conversa sorria de vez em quando pois se não o fizer dá a impressão que está nervoso, mas não exagere! Muita atenção às expressões, veja se são as adequadas.
Responda às questões que colocam de uma forma natural e verdadeira, saiba valorizar-se e mostrar os seus pontos fortes sempre de uma forma humilde para que não pareça arrogante e mostre interesse pela informação que o responsável de recrutamento e seleção esta a transmitir e se tiver dúvidas ou quiser saber mais, pergunte!
Na despedida, é provável que o responsável de recrutamento faça sinal para que siga à frente, faça-o, pare junto à porta de saída, despeça-se descontraidamente e diga apenas que aguarda então um contacto.
Sorria e depois de um aperto de mão, saia.
É importante lembrar que não há razão para estar nervoso, pois não o vai ajudar!
Seja genuíno, sem esquecer que é uma entrevista de trabalho e não um café com amigos.
Lembre-se, seja honesto! Lembre-se, seja humilde!

Maria Varela Marques