Última hora

Escultura de Robert Schad exposta em Vila Chã

7 Julho 2017
Escultura de Robert Schad exposta em Vila Chã
Cultura
0

Vila Chã tem uma obra de arte do reputado escultor alemão Robert Shad, em exposição no Largo dos Pescadores.
Robert Schad esteve de férias em Vila Chã no ano de 2012, onde conheceu o atual Presidente da Junta, Benjamim Moreira, com quem estabeleceu uma relação de amizade e lhe prometeu que um dia exporia nesta freguesia um trabalho seu. Agora, desde o dia 22 de junho passado, a obra de arte do escultor alemão pode ser vista no Largo dos Pescadores, onde vai ficar até março de 2018.
Esta escultura está inserida no projeto “Percurso Lusitano”, onde Robert Schad apresenta, desde o início da sua carreira artística, na década de 1980, uma vasta exposição de esculturas. “Percurso Lusitano” revela-se como um momento único, tanto no número de esculturas expostas, como também na própria distribuição espacial, já que estão espalhadas em zonas de cariz histórico e ambiental de Portugal. As linhas que determinam as suas esculturas constituem um fio condutor que atravessa o país, permitindo novos pontos de vista sobre os locais em que as esculturas se encontram.
Segundo Robert Schad, “o ferro vem da natureza e o objetivo desta exposição é reintegrar este material no seu local de origem, através de formas que se prendem com a natureza, transmitindo a energia interior existente nas árvores e plantas”.
Trabalhadas em ferro maciço e partilhando o mesmo diâmetro, as esculturas de Robert Schad caraterizam-se por uma leveza visual que não pressupõe o peso físico de 1,5 tonelada e, para o escultor alemão “é o sonho da leveza, em que sobressai o jogo da construção e do crescimento da escultura, conjugado com a natureza”.
Com uma carreira artística amplamente reconhecida, Robert Schad tem vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais, em 1982, o Prémio de Desenho da III Bienal de Arte Contemporânea de Vila Nova de Cerveira.
No ano de 2007, Robert Schad realizou no novo complexo da Santíssima Trindade, do Santuário de Fátima, a Cruz Alta, peça com 34 metros, e que ocupa um lugar central na obra de Robert Schad.