Última hora

Bloco de Esquerda de Vila do Conde apresenta António Louro Miguel à presidência da Câmara

21 Junho 2017
Bloco de Esquerda de Vila do Conde apresenta António Louro Miguel à presidência da Câmara
Política
0

O Bloco de Esquerda de Vila do Conde apresentou, no passado sábado, os seus candidatos às eleições de 1 outubro.
António Louro Miguel é o candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila do Conde pelo Bloco de Esquerda, Armando Herculano regressa como candidato à Assembleia Municipal e José Vila Cova vai concorrer à Junta de Freguesia.
Durante a apresentação que contou com a presença do deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo distrito do Porto, António Louro Miguel revelou que aceitou o convite por se tratar de um momento de mudança de ciclo político e por considerar que o desenvolvimento do concelho é deficitário.
“Ninguém escolhe a terra onde nasce ou de onde é natural, mas pode escolher-se a terra onde se quer viver e, eventualmente, trabalhar. Eu escolhi Vila do Conde para minha terra por razões afetivas que remontam à adolescência, há mais de 30 anos. Desde que, muito jovem, conheci esta terra “espraiada entre pinhais, rios e mar”, como escreveu José Régio, foi ganhando força o desejo de aqui me fixar. Porém, sou professor do ensino secundário do sistema nacional de educação e, quem conhece o obtuso e complexo regime de concursos de professores, saberá a dificuldade que há em conseguir uma vaga numa escola nesta região do país, e por isso fui obrigado a andar com a casa às costas durante anos a fio. Mas não deixava de vir à Vila, fosse para fazer a minha caminhada na marginal e cumprir leituras de livros que comigo trazia, fosse para visitar com amigos as feiras de artesanato e gastronomia, fosse para comprar doces conventuais. Assim que, há cerca de uma década, a minha situação profissional estabilizou um pouco mais e a errância que me impunha diminuiu, pude finalmente concretizar o antigo desejo de me fixar em Vila do Conde, onde pago os meus impostos e constituí família, legando aos meus filhos a naturalidade e as raízes vilacondenses. E permitam-me que vos diga que não haverá maiores provas de amor a uma terra como esta de que dou público testemunho”, começou por dizer António Louro Miguel.
O candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila do Conde acredita que “é de baixo para cima que se dignifica a cidadania e se aprofunda a democracia”.
António Louro Miguel salienta que se chegar ao Executivo Municipal de Vila do Conde e “com deputados eleitos, garantiremos que a salvaguarda do nosso património ambiental será uma das matérias prioritárias da nossa ação, pois “não está na nossa natureza deixar a natureza ao abandono”.
“As pessoas mais carenciadas do nosso concelho terão os apoios sociais que efetivamente precisem. Nenhum vilacondense ficará para trás. Queremos um município amigo das pessoas e connosco Vila do Conde será um município solidário”, afirmou o candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila do Conde pelo Bloco de Esquerda.
“E porque a cultura também se faz de símbolos, propomos que se proceda à imediata reposição do Brasão Municipal como símbolo da Câmara Municipal. A caravela é a nossa bandeira, é o ícone que nos representa, e não deve ser uma imagem de marca dos narcisismos de quem quer que seja”, salientou António Louro Miguel.
Chegar a vereador já seria uma grande vitória para António Louro Miguel, mas o candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila do Conde pelo Bloco de Esquerda prefere não arriscar qualquer prognóstico dos resultados eleitorais, “por haver uma oferta de candidaturas pouco habitual”.