Última hora

Alunos de Vila do Conde navegam pelo Atlântico a bordo do Creoula

21 Junho 2017
Alunos de Vila do Conde navegam pelo Atlântico a bordo do Creoula
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com o Centro de Formação Desportiva Náutica Frei João e com a Marinha Portuguesa, proporcionou a alunos e professores dos Agrupamentos de Escolas do concelho uma viagem de treino de mar, durante três dias, a bordo do Navio Creoula, no âmbito do projeto “Vila do Conde: um porto para o Mundo”.
O Creoula é um lugre de quatro mastros, construído em 62 dias úteis no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral das Pescarias. O navio foi lançado à água no dia 10 de maio de 1937 e efetuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca.
O NTM Creoula tem como missão proporcionar aos jovens o contacto com o mar e a experiência de uma vida de bordo. Todos os anos, habitualmente entre maio e finais de setembro, o Creoula realiza cruzeiros com duração e trajetos variáveis, podendo ocupar um fim de semana ou alguns dias de navegação. Durante o embarque, os jovens instruendos conhecem uma plena integração na vida de bordo, experimentando desde as tarefas de um velejador profissional, desde içar velas, marear o pano, fazer navegação, leme, ou vigia, até ao trabalho na casa das máquinas e na cozinha de bordo, não esquecendo a baldeação do navio e as limpezas diárias.
Ao terminar a primeira viagem de treino no mar a bordo do Creoula, o primeiro grupo de 30 alunos e 12 professores dos diferentes Agrupamentos de Escola do concelho de Vila do Conde recebeu, das mãos da Presidente da Câmara, Elisa Ferraz, e do Comandante do Navio, Carvalho de Oliveira, os diplomas de participação neste desafio.
Os alunos, apesar de algumas provações durante a viagem, foram unânimes a considerar esta viagem como única e inesquecível.
As instituições que pretendam efetuar uma viagem no NTM Creoula devem dirigir o seu pedido ao Ministério da Defesa Nacional, até 15 de novembro do ano anterior ao pretendido para o embarque, e expor os objetivos da viagem, o período desejado e os portos a visitar.