Última hora

Marinha Portuguesa celebrou 700 anos em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

22 Maio 2017
Marinha Portuguesa celebrou 700 anos em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
País
0

A Marinha Portuguesa celebrou “700 anos a servir Portugal no Mar” entre 13 e 21 maio, em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim e deu uma conferência, no passado dia 17 de maio, no Diana Bar, na Póvoa de Varzim, sobre toda a história desde a sua fundação.
A conferência abordará a constante presença da Marinha e o seu papel nos grandes acontecimentos nacionais, ao longo dos últimos 700 anos.
A Marinha de Guerra Portuguesa foi formalmente criada no dia 1 de fevereiro de 1317, por Carta Régia de D. Dinis. A história da Marinha é indissociável da história de Portugal, pois esteve sempre presente nos grandes acontecimentos nacionais, desde os Descobrimentos e Expansão territorial nos séculos XV e XVI até ao projeto da extensão da plataforma continental no século XXI.
Entre 13 e 21 de maio, a Marinha Portuguesa desenvolveu em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim diversas atividades de índole cultural, desportiva, social, religioso e militar, no âmbito das comemorações dos 700 anos da Armada Portuguesa. Durante este período, houve exposições, batismos de navegação, atividades desportivas, visita a navios, e dois concertos ao ar livre, pela Banda da Armada, junto à Nau Quinhentista de Vila do Conde e junto à lota da Póvoa de Varzim.
O ponto alto das celebrações aconteceu no dia 21, nas Caxinas, em Vila do Conde, com uma cerimónia religiosa na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, pelas 9 horas, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, seguida de uma cerimónia e desfile militar, a partir das 11 horas, na Avenida Infante D. Henrique, em marcaram presença o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.
Uma Parada Militar, com mais de 800 marinheiros, presidida por Azeredo Lopes, encerrou as comemorações do Dia da Marinha de 2017 em Vila do Conde, com o Ministro da Defesa Nacional a salientar “o papel que as forças destacadas desempenham na promoção dos interesses de Portugal e a sua contribuição para a paz e segurança globais”.