Última hora

Ligaram para uma entrevista? Boa!! Ups, e agora?? O que vou vestir?

24 Maio 2017
Ligaram para uma entrevista? Boa!! Ups, e agora?? O que vou vestir?
Opinião
0

Assim que recebemos uma chamada para uma entrevista de trabalho, uma das primeiras coisas que pensamos é o que vamos vestir… Ficamos contentes e de repente, ui… E agora? Socorrooooo!
Sabia que a primeira impressão é muito importante e que 70% do impacto que causamos é de natureza não-verbal?
É muito importante o que vestimos para uma entrevista para que possamos causar uma boa impressão.
Muito bem, com este artigo pretendemos clarificar e dar algumas dicas sobre essa temática que por vezes causa desconforto e até insegurança na hora da entrevista.
Diga-me lá se alguma vez pensou, vou levar algo formal porque fica sempre bem e, ups! Estavam todos informais quando lá chegou? E ao contrário, foi mais descontraída e, ups! Estavam todos formais e ficou tão stressado que a entrevista nem correu tão bem?
É importante sim, a forma como se veste para uma entrevista, mas não dramatize.
Comece por pesquisar a empresa onde vai ter a entrevista ou no caso de uma empresa de Recrutamento e Seleção, decidir tendo em conta o cargo a que se candidata. Se é uma empresa mais conservadora opte por roupa formal com cores neutras e caso seja uma empresa mais descontraída por algo mais casual chic. Quanto mais alto o cargo, à partida, mais formal se deve vestir.
As senhoras / meninas devem evitar padrões com flores e com bonecos ou frases. Opte por um fato (calça ou saia) ou por um vestido. Se escolher o vestido, opte por modelos cintados e pelo joelho, sem decotes ou alças finas, e em tons neutros. Conjugue-os com um blazer ou casaco de malha fina. Collants de cor da pele (formal) ou pretos.
Jeans? Porque não, desde que conjugados com uma blusa sóbria e que não sejam rasgadas. Se as conjugar com um calçado elegante (independentemente de usar sapatos altos ou rasos) poderá usar também um blazer elegante.
Os sapatos devem, se foram de salto, ser saltos médios. Pode optar por sabrinas ou sapatos Oxford.
Nos acessórios, opte por um colar, brincos ou lenço. Não se esqueça que “menos é mais”.
Escolha uma mala de média dimensão e em tons neutros. Não use malas com muitas cores, com bonecos ou com padrões exuberantes.
A maquilhagem deve ser sóbria (tons nude). Nada de sombras coloridas, brilhantes ou escuras, lembre-se que é uma entrevista e não uma saída com as amigas.
Cabelo com um aspeto cuidado e limpo e se optar por um penteado deve ser simples e as unhas sempre arranjadas e limpas.
Homens optem por calças de corte clássico e a direito, e nunca usem calções numa entrevista de trabalho. O comprimento das calças é importante, devem ficar direitas em baixo, sem ficarem com excesso de tecido junto aos sapatos. Optem por uma camisa branca ou de cor, de preferência lisa ou com padrões de pequena dimensão. No caso de ser informal, um pullover de decote em V de malha fina.
Na hora de escolher o calçado, prefira os modelos mais clássicos (preto ou castanho). Ténis estão fora de questão.
As meias devem ser altas, e no mesmo tom das calças ou pretas (nunca use meias brancas). As gravatas devem ser discretas e o cinto deve combinar com os sapatos.
Atenção ao cabelo, que deve ter um aspeto natural.
Nunca vá a uma entrevista com roupa demasiado justa ou demasiado larga. Mini saia ou calções, decotes acentuados, leggins ou peças desportivas, ténis, acessórios exuberantes, roupas com transparências e brilhos ou saltos muito altos estão completamente proibidos.
Cores, lembre-se que independentemente da função a que se candidatou opte sempre por cores neutras (preto, cinzento, azul marinho ou bege).
Deve sentir-se confortável com a roupa que escolhe, pois isso irá refletir-se na sua postura durante a entrevista.
Em caso de dúvida, opte por uma roupa mais formal e não arrisque.

Maria Varela Marques