Última hora

Comemorações do Dia da Marinha arrancaram ontem no Mercado de Vila do Conde

13 Maio 2017
Comemorações do Dia da Marinha arrancaram ontem no Mercado de Vila do Conde
País
0

Os vilacondenses que andavam às compras no Mercado Municipal de Vila do Conde, em dia de feira semanal, foram esta sexta feira de manhã surpreendidos por um mini concerto da Banda da Armada.
A surpresa marcou o arranque das comemorações do Dia Nacional da Marinha, que decorrem de hoje, 13 de maio, até ao dia 21, em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim, as duas cidades escolhidas para receber este ano os eventos inseridos no programa da comemoração.
O Comandante Pedro Coelho Dias, porta voz da Marinha, sublinhou que “esta iniciativa teve por objetivo estar junto da população”.
A cumprir o primeiro ano como capitão do porto Vila do Conde/Póvoa de Varzim, o comandante Marques Coelho, salientou que “receber as comemorações do Dia da Marinha nas duas cidades é um desafio motivador”.
Entre 13 e 21 de maio a Marinha Portuguesa vai desenvolver diversas atividades de índole cultural, desportiva, social, religiosa e militar, permitindo uma maior visibilidade da Marinha em duas localidades, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, que se diferenciam das demais pelas ligações ao mar e à pesca, bem como a construções e reparações navais.
Durante este período, vão ter lugar exposições, batismos de navegação, atividades desportivas, visita a navios, e um concerto ao ar livre, pela Banda da Armada, a realizar no dia 19, às 21h30, junto à Nau Quinhentista de Vila do Conde.
O ponto alto das celebrações vai acontecer no dia 21, nas Caxinas, com uma cerimónia religiosa na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, pelas 9 horas, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. No final, vai realizar-se uma cerimónia militar, a partir das 11 horas, na Avenida Infante D. Henrique, em que vão marcar presença o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, num ato que vai encerrar com um desfile naval.