Última hora

A Rainha do Império

20 Abril 2017
A Rainha do Império
Opinião
0

O império dos chocolates em Portugal tem lugar em Vila do Conde e o seu nome não podia ser mais adequado: Imperial. Esta empresa distribui doçura desde 1932 e este seu lado é visível, junto do grande público, através dos produtos das suas várias marcas, mas, ao longo da sua história, a bravura e ambição nos negócios também são marcos inolvidáveis. Assim se explica a conquista para a sociedade ou grupo – que hoje em dia compõe institucionalmente a Imperial – da Rainha dos chocolates nacionais, A Regina, a marca mais popular e reconhecida pelos portugueses.
Muito deste sucesso se deve à Máquina de Furos, um produto que se transformou em ícone da marca, pois, pelas suas características de marcar presença em eventos festivos populares, fomentou laços afectivos entre a Regina e o consumidor. A este propósito, saibam que se tiverem em casa uma Máquina de Furos original, a antiga, em madeira, poderão ter um verdadeiro tesouro em mãos. Os valores que estas peças vintage começam a atingir no mercado nacional de antiguidades e coleccionismo podem surpreender os mais desatentos. Caso não tenham essa sorte, podem sempre recriar o jogo através da reedição da máquina, possível de encontrar, muito facilmente, no comércio tradicional ou nas grandes superfícies.
Em época de férias da Páscoa e de tempo primaveril fica a sugestão para uma visita à Azurara, a freguesia do concelho de Vila do Conde onde podem encontrar as instalações da Imperial. Será, com toda a certeza, interessante fazer uma incursão pela fábrica e assim tentar ficar a saber alguns dos segredos ali bem guardados, mas recomendamos que, para tal, façam um contacto telefónico prévio. Não podemos encerrar este pequeno texto sem evocar as belas praias da Azurara como de visita obrigatória, ali, podemos garantir, encontrarão o local perfeito para recarregar baterias e obter reservas de energia até ao Verão.

Filipe Loureiro