Última hora

Vila do Conde e Póvoa de Varzim vão ter um novo salva-vidas

11 Março 2017
Vila do Conde e Póvoa de Varzim vão ter um novo salva-vidas
Economia
0

A Autoridade Marítima Nacional informou que “dois novos salva-vidas, de grande capacidade, versão melhorada da classe “Vigilante”, deverão ser entregues ao Instituto de Socorros a Náufragos até ao final de 2018, por três milhões de euros”. Os barcos salva-vidas “vão ser fabricados no Arsenal do Alfeite, que retoma a construção naval após oito anos remetido à manutenção”.
A Autoridade Marítima Nacional quer ver, assim, cumprido o plano inicial de quatro novas unidades, para substituir as embarcações com 40 anos de idade.
Os dois primeiros salva-vidas vão para os Açores e para a Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
O futuro salva-vidas que vai ficar ao serviço das capitanias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vai ser “equipado com uma moto de água e terá uma borda rebaixada”.
José Festas, Presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, reclama para a Instituição o mérito da vinda de um dos dois salva-vidas que vão ser construídos no Arsenal do Alfeite. O dirigente recorda que “há muito tempo pressionava para que isto viesse a suceder e que já é tempo de substituir o atual barco do Instituto de Socorros a Náufragos”, lamentando, apenas que “a nova embarcação, uma versão melhorada da classe “Vigilante”, apenas esteja pronto no próximo ano”, “esperando que o prazo de entrega seja encurtado”.