Última hora

Via Sacra da Misericórdia e Paróquia de Vila do Conde proclama “Uma Justiça Superior”

22 Março 2017
Via Sacra da Misericórdia e Paróquia de Vila do Conde proclama “Uma Justiça Superior”
Cultura
0

No passado sábado, dia 18 de março, o Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência (CARPD), em Touguinha, da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, realizou a Via Sacra ao Vivo, em colaboração com a Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde.
A comunidade vilacondense sobrelotou o Teatro Municipal para assistir à encenação da Via Sacra ao Vivo, intitulada de “Uma Justiça Superior”, realizada por 44 utentes e 8 colaboradores da instituição da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
Esta Via Sacra ao Vivo, que decorreu este ano pela primeira vez no Teatro Municipal, é já um marco das celebrações pascais da Misericórdia e da Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde.
“O envolvimento da comunidade vilacondense, a entrega e entusiasmo dos utentes e colaboradores que sobem ao palco, assim como de todos os que a tornam possível, são motivo de muita satisfação para a Misericórdia de Vila do Conde e a prova de que a iniciativa é oportuna e acarinhada pela comunidade”, salientou Arlindo Maia, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
Arlindo Maia destacou, ainda, “uma palavra de especial de apreço à Paróquia de São João Baptista, pela colaboração na iniciativa e na vida da Instituição, à Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, pela cedência dos espaços para a realização das atividades, às autoridades e entidades presentes, à comunidade em geral e, principalmente aos utentes e colaboradores”.
Sérgio Pinto, diretor do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência, em Touguinha, da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, realçou “a entrega e dedicação dos utentes e colaboradores”, destacando esta Via Sacra ao Vivo, “como um presente que prepararam para a comunidade nesta caminhada quaresmal, valorizando as capacidades dos utentes que resultou nesta surpresa fantástica”.
Sérgio Pinto aproveitou ainda a oportunidade para chamar a atenção do público de que o livro “Meu Sonho na Tua Mão”, lançado no final de 2015, que relata a concretização dos sonhos dos utentes do CARPD da Misericórdia de Vila do Conde, se encontrava à venda no local “e que as receitas se destinam à construção de uma sala de informática adaptada a pessoas com deficiência”.
Lurdes Alves, em representação da Câmara Municipal de Vila do Conde, salientou “a viagem interior e a reflexão” e o sentido de que “todos nascemos para amar e por isso devemos fazê-lo diariamente”.
No encerramento do espetáculo, Paulo César Dias, Prior de Vila do Conde, enalteceu “as pedras vivas que deram corpo à representação bíblica do Evangelho da Paixão de Jesus” e deixou a premissa de que devemos “fazer aos outros o que gostamos que nos façam a nós”, para que “sejamos a luz e justiça de Deus na vida uns dos outros”.