Última hora

Pulseiras “Estou Aqui Adultos” disponíveis a 20 de março

17 Março 2017
Pulseiras “Estou Aqui Adultos” disponíveis a 20 de março
Tecnologia
0

A Polícia de Segurança Pública, em parceria com a Fundação PT e com a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, alarga a todo o território nacional o “Programa Estou Aqui Adultos!” já no próximo dia 20 de março.
Este programa foi especialmente pensado para pessoas que, em função da idade ou de patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes na via pública, ainda que momentaneamente. O “Programa Estou Aqui Adultos!” é um projeto que pretende favorecer a identificação dessas pessoas e, simultaneamente, promover um reencontro célere com os familiares, cuidadores ou amigos indicados no momento da inscrição no programa.
As pulseiras são gratuitas e não possuem qualquer dado de identificação do utilizador, de forma a salvaguardar a sua privacidade. São compostas por uma fita em tom neutro e por uma chapa metálica com um código alfanumérico, único para cada utilizador, que será descodificado pela PSP após uma chamada para o número de emergência (112).
As pulseiras do “Programa Estou Aqui Adultos!” não dispõem de GPS ou outro sistema de localização e não são dispositivos de emergência para acionar socorro em caso de necessidade. Foram pensadas para proteger e dar apoio a quaisquer pessoas que possam vir a ser encontradas na via pública em estado de especial vulnerabilidade, permitindo a sua correta identificação e o contato célere com um familiar.
Cada pulseira do “Programa Estou Aqui Adultos!” tem um registo, com a validade de dois anos, sendo eliminado no fim desse período. As pessoas que estejam interessadas em continuar a usufruir do “Programa Estou Aqui Adultos!” têm que efetuar um novo registo a solicitar uma nova pulseira a cada dois anos.