Última hora

Mensagem de Advento

7 Dezembro 2016
Mensagem de Advento
Opinião
0

A flexa do tempo equilibra e situa-nos em relação ao tempo litúrgico, posicionando-nos exatamente no movimento do “momento atual”.
Com a celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que na nossa Paróquia teve contornos de beleza acrescida, demos por encerrado mais um ano litúrgico, olhando, agora, para os tempos que se avizinham: um novo ano celebrativo cheio de momentos tangíveis de felicidade.
Por agora, a Igreja dá início ao Tempo do Advento, primeiro ciclo do Ano Litúrgico. É um período de preparação, de alegria, de expectativa e de esperança, onde os fiéis se organizam para comemorar o Nascimento de Jesus Cristo. A celebração do Advento é, portanto, um tempo precioso para contemplar o eterno na história, o imprevisto no habitual, o sagrado no humano, porque o rosto de um Homem nos volveu o rosto de Deus.
Estimados cristãos, contemplar a presença de Jesus nos nossos presépios sem o descobrirmos na natureza humana de cada um de nós é ato triste, não se tratando de um momento tangível do amor de Deus. Jesus ao descer à nossa condição assumiu a natureza que nos é própria em total comunhão com a humanidade e com todo o universo. Ligado ao Pai, Jesus entranhou-se na vida do mundo, tomando contacto com a miséria, diluindo-a com a misericórdia que brotava do olhar que observava o Céu e contemplava a terra com todos os resquícios adâmicos.
Caríssimos, neste Advento permiti que vos peça para contemplardes a alegria do Evangelho, preparando a vossa casa, abrindo portas e janelas, para a chegada do Filho do homem nascido do peito da Virgem Maria. Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais e contai a todos o quanto é maravilhoso viver com afetos apaziguados, na presença do Emanuel, um Deus connosco, luz verdadeira que ilumina todo o homem.
Num mundo de ateísmo feroz, herodiano, se alguém vos perguntar “onde está o rei dos judeus?”, não vos atrapalheis. Conservai todos os acontecimentos, meditai-os no vosso coração e dizei-lhe que nascerá em breve, como há dois mil anos, para amar o mundo!
Tomai o Menino nos vossos corações e parti. A Sua presença nos fortaleça na luta da vida e nos torne sempre mais testemunhas e instrumentos da Misericórdia Divina.
Com a bênção de Deus e a proteção de Maria Santíssima, um Adento purificador para todos!

Pe. Paulo César Pereira Dias