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3 Novembro 2016
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Opinião
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É comprazer que escrevo para o Renovação. Assumo que adoro desafios, e nada como algo completamente diferente para sairmos da nossa zona de conforto. A minha modesta opinião será sobre marcas, design, marketing e histórias que nos inspiram, pois sou adepto do lema que tudo pode ser desenhado para cumprir com as nossas necessidades, mesmo a nossa vida. E o que é uma marca? De uma forma técnica e redutora, podemos referir que são os atributos descritivos verbais e visuais, como o nome, logo, slogan e identidade visual que representam a essência de uma empresa, produto ou serviço. Mas se analisarmos profundamente, percebemos que é muito mais do que isso. É a personalização de um serviço ou de um produto, e a forma como se relaciona com o consumidor. Obviamente, utilizar o termo personalização, transporta-nos para uma dimensão humana, mas é exatamente essa nossa condição humana, que alimenta o poder das marcas nas nossas vidas. Se para uns é uma necessidade, para outros é uma escolha, e independentemente do motivo, uma marca é o que ela significa para o consumidor. Coca-Cola ou Pepsi? Porsche ou Fiat? Adidas ou Nike? Todos temos uma preferência, seja pelo que determinada marca nos faz sentir, como condiciona as nossas ações e até mesmo como nos expressamos. As “coisas são só coisas”, e esta visão ideológica e minimalista, enquadra-se numa filosofia de vida que não se associa ao consumismo, mas as marcas só existem porque existe um consumo. Devemos então perceber o que elas significam, pois é aí que reside o seu valor. Comparamos o nosso “chaço” com o último modelo da Ferrari, pesquisamos aquela peça de roupa que nos vai fazer sentir mais bonitos, imaginamos um jantar romântico naquele restaurante para o qual não temos orçamento, ou simplesmente apreciamos a nossa bebida favorita, junto à praia… Por isso, o meu desafio neste espaço de opinião será dar a conhecer ferramentas, histórias de sucesso, técnicas e uma opinião sobre o que melhor e pior se faz nesta área. Até à próxima, e obrigado.

João Trigo