Última hora

Curta filmada em Vila do Conde estreia na RTP2

19 Outubro 2016
Curta filmada em Vila do Conde estreia na RTP2
Cultura
0

A curta-metragem “A Glória de Fazer Cinema em Portugal”, de Manuel Mozos, vai ser exibida na próxima quinta feira, 20 de outubro, à 01h00, no programa Cinemax, da RTP2, em estreia absoluta em televisão.
Durante o mês de outubro, o programa Cinemax dedica a sua programação ao cinema documental, apresentando quatro curtas-metragens exibidas no Doclisboa, festival que distinguiu, em 2015, “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” com uma menção especial do júri internacional.
A curta-metragem, rodada em Vila do Conde, tem como ponto de partida uma carta escrita por José Régio, em 1929, a Alberto Serpa, onde o escritor manifestou a vontade de fundar uma produtora para começar a fazer cinema. Durante quase noventa anos, nada se soube sobre o desfecho deste pedido: nunca se encontrou qualquer resposta de Serpa à carta e José Régio não terá voltado a mencionar o assunto e “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” tenta desvendar o desfecho dessa história.
O filme foi produzido pela Curtas Metragens CRL e apresentado, em estreia mundial, no 23.º Curtas Vila do Conde, em 2015, e chegou a integrar o circuito internacional dos festivais de cinema em países como França, México, Espanha, Argentina, Suíça, Áustria, Turquia e Brasil.