Última hora

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral

7 Setembro 2016
Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral
Opinião
0

Ao longo dos últimos anos é cada vez mais reconhecida a importância da saúde oral no estado de saúde geral da população. Efetivamente são cada vez mais valorizadas as relações encontradas entre doenças da cavidade oral e outras doenças sistémicas como a diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias e também prematuridade e dor crónica, tendo em conta que a cavidade oral é parte integrante do nosso organismo.
Assim, torna-se importante valorizar a problemática gerada pela existência de doenças orais altamente prevalentes, como por exemplo a cárie dentária e as suas repercussões na saúde geral dos indivíduos.
Em Portugal, as estratégias de intervenção primordiais estão contidas no Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), iniciativa da responsabilidade do Ministério da Saúde que surgiu em 2005 com o intuito de prestar cuidados médico-dentários a grupos especialmente vulneráveis, utentes do Sistema Nacional de Saúde.
O quadro conceptual do programa corresponde a uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde e na prevenção primária e secundária da cárie dentária.
Este programa prevê a atribuição do designado “cheque-dentista” aos respetivos utentes beneficiários que possibilita consultas por médicos dentistas, sendo que abrange diversos grupos específicos da população como por exemplo, grávidas, portadores de VIH, idosos beneficiários do complemento solidário, crianças de 7, 10 e 13 anos ou com idades intermédias às citadas anteriormente (8,9,11,12,14 e 15 anos), com situações de cárie em dentes permanentes, que tenham sido utentes beneficiários do PNPSO anteriormente e seguido o respetivo plano de tratamentos.
Desde 2014, o PNPSO passou também a incluir uma estratégia concreta de intervenção precoce no cancro oral. Este alargamento do programa traduz-se na possibilidade de emissão do designado “cheque-diagnóstico” sempre que se confirme a existência de uma lesão suspeita que na opinião do médico de família deva ser submetida a procedimentos de diagnóstico diferencial, nomeadamente a biópsia.
É importante entender que o primeiro passo na prevenção da doença da cavidade oral é a correta e regular higienização oral. Não menos importante é perceber que devemos estar alerta para sinais que possam indiciar a existência de doença oral, como cáries ou lesões bucais suspeitas.
Se necessita de informação adicional relativa ao PNPSO e se preocupa com a sua saúde oral, não hesite, procure o seu Médico de Família!

Manuel Lages Pinto