Última hora

Vila do Conde tem parte da sua história em mural gigante

19 Agosto 2016
Vila do Conde tem parte da sua história em mural gigante
Cultura
0

Vila do Conde tem agora parte da sua história desenhada no novo mural gigante de arte urbana, em conclusão, com cerca de 500 metros quadrados, no edifício da antiga Seca do Bacalhau, da autoria de Isabel Lhano, artista plástica vilacondense.
A intervenção artística relembra a arte da secagem do bacalhau, que foi uma das principais indústrias e imagens de Vila do Conde durante vários anos.
O peixe, que em tempos chegava com os pescadores dos mares do norte e na seca do bacalhau era posto a secar, pelas mãos das mulheres vilacondenses, foi a fonte de inspiração para a criação de Isabel Lhano, que contou com o apoio do filho, de Marco Castiço e do Núcleo de Arte Urbana e com os versos do escritor Valter Hugo Mãe.
Para aquela zona estava previsto, no âmbito do Programa Polis, um projeto que englobava a construção de uma marina e uma zona de restaurantes e bares, mas o ansiado investidor privado, até agora, ainda não surgiu.
No início do verão, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, decidiu ordenar aquela zona, limpar o mato, criar uma zona de estacionamento de apoio à praia e um passeio, desde o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental até ao Forte de São João Baptista, e demolir um velho barracão de apoio à Seca do Bacalhau, pois, como salientou, “não havia justificação para ficar de braços cruzados”.