Última hora

Sangramento pelo nariz – o que fazer?

11 Agosto 2016
Sangramento pelo nariz – o que fazer?
Opinião
0

O sangramento pelo nariz ou epistáxis é uma situação relativamente frequente. Pode afetar crianças, adultos ou idosos e ocorre uma vez que às fossas nasais chega muito sangue o que facilita que pequenas inflamações ou feridas provoquem uma hemorragia.
As principais causas de epistáxis são o traumatismo (meter os dedos no nariz, tentativas de remover as secreções nasais), os ambientes secos (aquecimentos centrais, ar condicionado), os catarros ou constipações comuns, as alergias (rinite), uma ferida ou a introdução de objetos no nariz. Sobretudo em pessoas mais velhas, o uso de alguns medicamentos, ou a pressão arterial elevada podem favorecer a hemorragia nasal.
Na maioria dos casos a hemorragia começa na parte anterior do nariz e pára em poucos minutos. Esta forma de hemorragia não é grave e geralmente é de fácil resolução no domicílio pelo que é útil saber como proceder nestes casos.
O principal é manter a calma, especialmente se a hemorragia for numa criança. Deve sentar-se numa cadeira com o corpo e a cabeça alinhados, um pouco inclinados para a frente, para que o sangue saia pelo nariz. Não deite a cabeça para trás, pois isso facilita que se engula sangue, podendo provocar náuseas e vómitos.
Depois, aperte suavemente toda a parte mole do nariz com os dedos indicador e polegar, como se fosse uma pinça, de tal maneira que se fechem as fossas nasais. Realize esta manobra durante cerca 5 minutos, respirando pela boca.
Depois dos 5 minutos, abra os dedos e verifique se parou de sangrar. Se isso não aconteceu, repita o mesmo procedimento. Com esta medida a maioria das hemorragias nasais param. A aplicação de gelo ou compressas frias sobre os ossos do nariz pode ainda ajudar a controlar a hemorragia.
Após a resolução da situação, não deve coçar ou assoar o nariz, nem realizar exercício físico durante as 24 a 48 horas seguintes.
Nas crianças é importante que mantenha as unhas cortadas para evitar que coloquem os dedos no nariz para retirar mucosidades.
Deixe de fumar. O tabaco irrita e seca o nariz, facilitando as hemorragias. Qualquer motivo é óptimo para deixar de fumar!
Deverá consultar um médico se a hemorragia durar mais de 15 a 20 minutos, apesar da correta compressão das fossas nasais, se o sangue escorre de forma contínua para a garganta ou se o sangramento do nariz ocorre muito frequentemente. Existem algumas patologias que devem ser excluídas. Na dúvida, fale com o seu Médico de Família.
Em caso de hemorragia nasal, mantenha a calma, geralmente resolverá com estas medidas.

Joana Gomes Rodrigues