Última hora

Época Balnear 2016: o sucesso depende de todos

31 Agosto 2016
Época Balnear 2016: o sucesso depende de todos
Opinião
0

Com o vislumbrar do final de Agosto caminhamos a passos largos para a conclusão da época balnear. Contudo a missão dos nadadores salvadores é contínua, pois todos os dias percorremos o areal de olhos postos no mar para garantir que todos possam ir a banhos garantindo a segurança. Respeitar o nadador salvador é fundamental para que o “desenho táctico” no terreno possa funcionar. Sem a reverência por estes técnicos a função de salvar vidas torna-se mais difícil.
Os nadadores salvadores que representam “Os Delfins” procuram, no seu quotidiano, servir a população local e a quem os apraz com a sua visita. No seu desempenho procuram manifestar uma postura de seriedade, confiança e respeito. Ser nadador salvador é uma tarefa árdua que carrega no seu íntimo uma dádiva pela vida do outro. As adversidades que enfrentam todos os dias, em prol da salvaguarda da vida humana, tornam estes peritos em salvamento aquático dignos do respeito e admiração de todos os utentes das praias. A resiliência e a empatia são naturais adjectivos que caminham ao lado de quem abraça esta tão nobre actividade.
Recordo alguns conselhos importantes na visita às praias:
-A ingestão de bebidas alcoólicas não se coaduna com a ida a banhos, estas podem conferir alterações na capacidade de avaliação do risco e adulterações na capacidade de nadar.
-Se sentir cansaço procure flutuar, solicite ajuda do nadador salvador, evitando que a fadiga se instale de forma mais intensa e que possa culminar numa situação de pânico cuja resolução é mais difícil.
-Respeite a sinalização existente nas praias bem como a bandeira içada, uma vez que avaliação que o nadador salvador executa é acompanhada por diversos factores que o apoiam na sua decisão. O não cumprimento da bandeira pode colocar em risco a vida do incumpridor bem como a dos demais que o possam imitar neste comportamento. Esta atitude é passível de ser advertida pela autoridade marítima.
Convicto que todos podemos contribuir para que o verão decorra sem incidentes graves, devemos exercer o papel de cidadão em cada praia que frequentamos, promovendo o respeito pelo outro e em especial pelo nadador salvador cujo ofício é crucial.
Mantemos a premissa, a prevenção é a chave do sucesso.
Votos de continuação de uma excelente época balnear.

Isaac Braga