Última hora

Vila do Conde recebe a 39.ª Feira Nacional de Artesanato

21 Julho 2016
Vila do Conde recebe a 39.ª Feira Nacional de Artesanato
Cultura
0

A edição deste ano da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde abre as portas no próximo sábado, 23 de julho, nos Jardins da Avenida Júlio Graça.
Este ano, o certame vai destacar a música tradicional portuguesa e os instrumentos musicais artesanais, numa colaboração com o etnomusicólogo Tiago Pereira, criador do projeto “A Música Portuguesa a gostar dela própria”.
No âmbito da parceria com este projeto, a Feira Nacional de Artesanato vai destacar “Os Artesãos do Som”, com a presença de cerca de duas dezenas de artesãos que, ao vivo, vão demonstrar a construção de instrumentos musicais como cordofones, idiofones, membranofones e aerofones.
No recinto da Feira vai estar ainda patente ao público uma exposição com as “13 Fases da construção de um Cavaquinho”, baseada no espólio que o artesão Domingos Machado reúne no Museu dos Cordofones, em Tebosa, Braga.
A organização da Feira Nacional de Artesanato presta homenagem às rendilheiras de Vila do Conde, a 31 de julho. É no Dia da Rendilheira que cerca de duas centenas de rendilheiras se concentram no recinto da Feira, trabalhando ao vivo nas suas almofadas para produzirem as Rendas de Bilros.
À imagem dos anos anteriores, vai realizar-se mais um Concurso de Fotografia, tendo por objetivo a promoção do artesanato português.
A par da abertura da 39.ª Feira Nacional de Artesanato vai ser inaugurada, no Teatro Municipal de Vila do Conde, uma exposição de fotografia que resulta do concurso de fotografia da Feira de Artesanato de 2015. A entrega dos prémios está agendada para o dia 24 no recinto da Feira Nacional de Artesanato, onde terá lugar um debate sobre fotografia com Olívia Marques da Silva, Coordenadora da Área de Conhecimento de Fotografia da ESMAE, e Maria do Carmo Serén, Historiadora e Investigadora.
A entrada na 39.ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde é livre e o certame está de portas abertas de segunda a quinta feira das 17h às 24h, às sextas e sábados das 15h às 00h30 e aos domingos das 15h às 24h, entre 23 de julho e 7 de agosto.