Última hora

Trabalhar para o bronze mas com saúde!

13 Julho 2016
Trabalhar para o bronze mas com saúde!
Opinião
0

A pele é o maior órgão do corpo humano sendo a sua proteção uma questão de saúde.
Do sol, chegam à terra três tipos de radiação – a ultravioleta A (UVA), a ultravioleta B (UVB) e a radiação ultravioleta C (UVC).
O desejo de um tom bronzeado fez explodir a industria de bronzeado artificial isto porque a exposição à radiação ultravioleta provoca uma transformação da melanina (pigmento cutâneo) que escurece a pele e lhe dá um tom bronzeado..
Os solários emitem radiação UVA e UVB de forma a mimetizar a radiação solar, no entanto ambos os tipos de radiação podem causar envelhecimento prematuro e cancro da pele.
O bronzeado resulta da produção de melanina pelas células da pele e ocorre gradualmente após os primeiros dias de exposição. A pele leva 24-72h para produzir e libertar melanina assim sendo não é possível bronzear-se num só dia.
Mais importante é o facto de que a exposição cumulativa à radiação UV aumenta o risco de cancro da pele
A radiação ultravioleta pode também danificar os olhos conduzindo a diminuição da visão, originando cataratas, degeneração da mácula ou até mesmo cancro ocular.
Não há nenhuma evidência de que algum tipo de solário seja menos nefasto do que o sol, embora estes possam ser utilizados por indicação médica no tratamento de algumas patologias.
A verdade é que os danos na pele da utilização indevida/abusiva dos solários podem ser irreversíveis.
Se optar pelo seu uso, fale com o seu médico, as pessoas com fototipos de pele I e II (mais claras nunca/raramente ficam bronzeadas – apenas fica com a pele queimada) devem evitar o seu uso, a pele não deve ficar vermelha, as exposições devem ser espaçadas em pelo menos 48h e deverá sempre utilizar proteção ocular.
Se ficar com uma queimadura solar/ por uso de aparelhos bronzeadores, aplique panos húmidos e frios durante 10 a 15 minutos por dia para aliviar a dor e o calor, aplique uma loção hidratante. se aparecerem bolhas não as rebente. Proteja a pele queimada de novas exposições até que se cure totalmente e depois durante várias semanas.
Se tiver uma queimadura solar com bolhas grandes e dolorosas, se tiver febre, calafrios, náuseas, sensação de enjoo ou debilidade procure o seu médico.
A exposição solar é importante para termos saúde mas deve ser feita com moderação e a devida proteção.

Rosalina Magalhães
USF Aqueduto