Última hora

Rio Ave: o Clube de Vila do Conde

20 Julho 2016
Rio Ave: o Clube de Vila do Conde
Opinião
0

Falar (ou escrever) sobre o Rio Ave é para mim um prazer, porque acompanho de perto o clube desde 1984 quando fui ainda pequeno à inauguração do atual estádio, tornando-me sócio em 1988. É uma paixão irracional esta do futebol, que nos coloca as emoções ao rubro e que muitas vezes nos faz passar da raiva à euforia em poucos segundos, dependendo se a bola vai ao poste ou se entra, seja na nossa baliza ou na adversária. Por certo todos vibraram com a recente vitória de Portugal no Euro 2016, mesmo não tendo assistido a grandes jogos em termos de espetacularidade. Mas essas mesmas emoções podem ser vividas com o clube da terra e com bastante mais frequência. Tal como o golo de Eder fez explodir de alegria os portugueses espalhados pelo mundo, também o golo de Evandro marcado em Santa Maria da Feira a 5 minutos do fim do campeonato que nos deu a última subida, fez explodir de alegria os Rioavistas que lá estiveram a sofrer até ao fim. E que dizer do golo de Esmael, num estádio repleto de oito mil vilacondenses e com muitos milhares de portugueses a ver via TV, que já nos descontos nos deu acesso à fase de grupos da Liga Europa? A juntar a esses, há outros momentos ao longo do campeonato, com reviravoltas heróicas e com pontos ganhos aos “grandes”. Esses e outros momentos vão sendo vividos ao longo dos anos, ficam-nos na memória e ainda nos vêm as lágrimas aos olhos cada vez que os revemos ou ouvimos. É uma das razões porque vale a pena acompanhar o clube da terra. E com a vantagem de podermos ter os nossos ídolos como vizinhos, encontrá-los no supermercado, ter os filhos na mesma escola, ou até viajar em jogos internacionais no mesmo avião da equipa. Lanço por isso o desafio a todos os vilacondenses que ainda não o são, que se tornem sócios do Rio Ave FC. É um valor simbólico mensal (grátis até aos 12 anos) e não se paga bilhete adicional para assistir a todos os jogos em casa do campeonato e taça da liga (possivelmente da Liga Europa também). E que altura esta para se fazerem sócios! Está a começar mais uma época histórica do Rio Ave com a sua 2.ª presença nas competições europeias, tendo pela frente duas eliminatórias antes de chegar à fase de grupos da Liga Europa. Na primeira, que começa já a 28 de Julho, ficaremos esta semana a saber quem será o adversário, entre o SK Slavia de Praga (Rep. Checa) e o FC Levadia Tallinn (Estónia). Qualquer dos adversários irá por certo colocar dificuldades, mas a qualidade do plantel e a experiência de grande parte dos jogadores nestas andanças, dá-nos a confiança de que será possível passar à eliminatória seguinte.
A meio de Agosto começa também o campeonato. E que melhor modo para começar do que receber o F.C. Porto logo na primeira jornada? O começo será teoricamente complicado, dado que nas primeiras 5 jornadas jogaremos com F.C. Porto, Sp. Braga e Sporting, mas o andamento que já levaremos com dois jogos oficiais para a Liga Europa poderá dar-nos a vantagem física e psicológica (correndo bem a 3.ª pré-eliminatória) que nos permita discutir esses jogos taco a taco em busca dos 3 pontos.
Posto isto, os motores estão já ligados e começa na próxima semana o futebol a sério para o Rio Ave. Que seja mais uma época memorável e que haja cada vez mais vilacondenses a vibrar com o clube da terra!

Renato Sousa