Última hora

Hipertensão Arterial

21 Julho 2016
Hipertensão Arterial
Opinião
0

A Hipertensão Arterial é um importante fator de risco para diversas patologias graves como o enfarte agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral (AVC), a insuficiência cardíaca, a perda de visão e para a doença renal crónica, com a possibilidade de insuficiência renal.
A pressão arterial é a pressão com que o sangue circula pelo interior das artérias do corpo. A Hipertensão Arterial ocorre quando esta pressão se encontra elevada de forma crónica. A pressão arterial tem duas medidas: a pressão arterial sistólica (PAS) (conhecida como “a máxima”) e a pressão arterial diastólica (PAD) (conhecida como “a mínima”). A PAS, ou “máxima”, ocorre quando o coração impulsiona o sangue para todo o corpo. A PAD ou “mínima” tem lugar no momento de relaxamento do coração. Quando a “máxima” está acima de 140mmHg e/ou a “mínima” acima de 90mmHg, medidas pelo menos em duas ocasiões diferentes, estamos perante uma patologia conhecida como Hipertensão Arterial. Diz-se que uma pessoa tem valores de pressão arterial normais, quando apresenta ambos os valores abaixo de 130/85mmHg. Para valores entre 130-139mmHg de pressão sistólica e/ou 85-89mmHg de pressão diastólica, diz-se que os valores são normais-altos e, portanto, essa pessoa apresenta um maior risco de vir a ter Hipertensão Arterial.
Compete ao médico fazer o diagnóstico da doença, uma vez que a pressão arterial do adulto pode variar, devido a fatores como o esforço físico ou stress, sem que tal signifique que o indivíduo sofra de Hipertensão.
Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. No entanto, deste número, apenas 50% sabe que sofre da doença. A Hipertensão Arterial, não dói e não se sente e por este motivo só será diagnosticada se ocorrer uma medição da mesma.
Para além disso, apenas 25% dos doentes estão medicados e apenas 11% têm a tensão arterial efetivamente controlada.
Exatamente por existir uma percentagem tão elevada de doentes cuja Hipertensão não é conhecida ou não está controlada, é que a Hipertensão Arterial é um dos principais fatores de risco para aparecimento de doenças cardiovasculares.
Depois de estabelecido o diagnóstico torna-se necessário proceder ao seu tratamento. A Hipertensão Arterial pode ser controlada de diversas formas, que idealmente deverão ser realizadas em conjunto. Para além da medicação prescrita é fundamental a adoção de estilos de vida saudáveis, como a redução de ingestão de sal, a prática de exercício físico regular, não fumar, ter uma alimentação cuidada, perder peso e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso.
É possível combater a Hipertensão Arterial, fale com o seu Médico de Família.

Joana Gomes Rodrigues

USF Aqueduto