Última hora

Feira de Artesanato de Vila do Conde abriu as portas

26 Julho 2016
Feira de Artesanato de Vila do Conde abriu as portas
Cultura
0

A Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde abriu as portas ao público no passado sábado, 23 de julho, nos Jardins da Avenida Júlio Graça.
Este ano, o certame destaca a música tradicional portuguesa e os instrumentos musicais artesanais, numa colaboração com o etnomusicólogo Tiago Pereira, criador do projeto “A Música Portuguesa a gostar dela própria”.
No âmbito da parceria com este projeto, a Feira Nacional de Artesanato vai destacar “Os Artesãos do Som”, com a presença de cerca de duas dezenas de artesãos que, ao vivo, vão demonstrar a construção de instrumentos musicais como cordofones, idiofones, membranofones e aerofones.
No recinto da Feira está ainda patente uma exposição com as “13 Fases da construção de um Cavaquinho”, baseada no espólio que o artesão Domingos Machado reúne no Museu dos Cordofones, em Tebosa, Braga.
A organização da Feira Nacional de Artesanato presta homenagem às rendilheiras de Vila do Conde, a 31 de julho. É no Dia da Rendilheira que cerca de duas centenas de rendilheiras se concentram no recinto da Feira, trabalhando ao vivo nas suas almofadas para produzirem as Rendas de Bilros.
À imagem dos anos anteriores, este ano realiza-se mais um Concurso de Fotografia, tendo por objetivo a promoção do artesanato português.
A entrada na 39.ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde é livre e o certame está de portas abertas de segunda a quinta feira das 17h às 24h, às sextas e sábados das 15h às 00h30 e aos domingos das 15h às 24h, entre 23 de julho e 7 de agosto.