Última hora

Época Balnear 2016: a prevenção é a chave do sucesso

1 Julho 2016
Época Balnear 2016: a prevenção é a chave do sucesso
Opinião
0

A época balnear arrancou no nosso Concelho de forma oficial a 15 de Junho de 2016. Vila do Conde é uma terra rica no que concerne a zona de banhos e, privilegiados por este contacto marítimo, temos a honra de usufruir de condições quase únicas no que concerne à segurança da orla costeira.
Os Delfins, Associação de Nadadores Salvadores, colocam no terreno uma equipa munida de diversos meios capazes de dar a melhor resposta numa situação de adversidade.
A segurança de todos os que frequentam as nossas praias é a nossa prioridade. Trabalhamos diariamente para que a ida à praia seja um momento de descontração, assessorada por uma segurança latente e de forma proactiva no areal.
A segurança só se torna efetiva se cada um de nós configurarmos nas nossas atitudes uma perspetiva preventiva e existem pressupostos que nunca devem ser colocados em causa sob o risco da segurança de todos ser comprometida.
É importante que frequentemos praias vigiadas, pois só uma resposta rápida e eficaz tem o poder decisório à salvaguarda da vida humana. Respeitar as indicações dos nadadores salvadores é primordial. Estes técnicos de salvamento são as pessoas mais capazes para o ajudar a decidir na hora de ir a banhos.
Dê especial atenção às crianças, às pessoas idosas e às pessoas não habituadas ao mar. É importante que junto das crianças se definam pontos de encontro, uma vez que o desaparecimento de crianças na praia é um fenómeno muito frequente. Incentive a procurar o nadador salvador, já que as nossas praias estão munidas de um circuito de comunicação que nos permite notificar as praias vizinhas e passar a informação pertinente. Existe um número geral de salvamento sob a coordenação da Autoridade Marítima local que pode ser usado para ativar os meios de socorro nas praias de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim (916352737).
É importante que as figuras parentais, no caso de desaparecimento de uma criança, mantenham a calma. Só uma descrição pormenorizada e concisa é facilitadora da informação necessária para que o início das buscas seja dirigido e concreto.
Se as condições do mar forem propícias para nadar deve fazê-lo paralelo à costa. Não se afaste da margem. Devemos nadar sempre acompanhados para em caso de necessidade podermos solicitar ajuda de forma mais rápida.
A segurança de todos só é possível com o sentimento de segurança de cada um. A prevenção é a chave do sucesso.
Votos de uma excelente época balnear.

Isaac Braga
Os Delfins