Última hora

Sábado há inauguração de exposições no Centro de Memória de Vila do Conde

2 Junho 2016
Sábado há inauguração de exposições no Centro de Memória de Vila do Conde
Cultura
0

Este sábado, 4 de junho, pelas 17h, vai ser inaugurada a exposição de Carlos Marques, escultor, professor e um dos fundadores da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), intitulada “7 Olhares e 21 Relicários ou um Auto-Retrato como Hipótese”. A exposição apresenta vinte e um relicários e sete olhares, uma espécie de autorretrato situado na zona de conflito que se pode definir como espaço de tangência, explorando situações de distância, de escala, de pessoal e universal, de similaridade e diversidade.
Carlos Marques define que a exposição “são olhares díspares, pensamentos vários, um olhar ligado num sentido próprio. Ideias retidas, interiores formados, metáforas lidas, expressões lembradas. Visão agregada num lugar comum, relance assumido, citação expressa”.
Depois de ter passado por Cascais, a exposição inaugura agora no Centro de Memória de Vila do Conde, onde fica até 16 de outubro.
Logo de seguida, pelas 18h, vai ser inaugurada, na Galeria Julio, a exposição “Julio. Espaço de criação: o atelier”. Esta exposição propõe uma revisitação à intimidade do artista plástico vilacondense, através da recriação cenográfica do ambiente do atelier, com destaque para fotografias e mesa de trabalho, na qual se gerou uma obra incontornável no panorama artístico português.
Esta exposição, comissariada por Bernardo Pinto de Almeida, reúne ainda um conjunto de desenhos e aguarelas, dos anos 60 e 70, sob a temática “Pintor e Modelo”, que potenciam uma aproximação ao universo criador do pintor e poeta Júlio-Saúl Dias.
A entrada para as exposições é livre, apenas no dia da inauguração.