Última hora

“CuiDAR o envelhecimento” – I Jornadas da USF Aqueduto

23 Junho 2016
“CuiDAR o envelhecimento” – I Jornadas da USF Aqueduto
Opinião
0

No próximo dia 12 de julho a USF Aqueduto assinala o seu sexto aniversário e, neste sentido, está a organizar o seu primeiro evento científico sob a forma de Jornadas, subordinadas ao tema “CuiDAR o Envelhecimento” que decorrerá no Auditório Municipal de Vila do Conde da parte da manhã.
A escolha deste tema adveio da necessidade sentida quer pelos profissionais, quer pelos utentes de refletir e aprofundar conhecimentos nesta área. Como já vem sendo amplamente estudado, o nosso país, à semelhança de outros, está a passar por uma rápida transição demográfica, caraterizando-se por um aumento progressivo e acentuado da população idosa, implicando os diferentes setores da sociedade, com enfoque no setor da saúde. Dados dos Censos de 2011 mostram que, em Portugal, a população é de 10 562 178 indivíduos, sendo que destes, 2 010 064 têm idade igual ou superior a 65 anos, constituindo 19% da população Portuguesa.
Em relação ao concelho de Vila do Conde, desde 1900, que se tem verificado um aumento considerável de população residente. Sendo que o segundo maior grupo etário corresponde a pessoas com 65 ou mais anos e, comparando os dados dos Censos de 2001 e 2011, houve um ligeiro aumento nesta faixa etária. A par do decréscimo da natalidade, o concelho de Vila do Conde apresenta, em 2013, por cada 100 jovens, 102 idosos.
O ritmo de declínio das funções físicas e mentais varia não só de órgão para órgão, como também entre idosos da mesma idade, acarretando quer alterações pessoais, quer na dinâmica familiar e comunitária. Nesta perspetiva, é importante promover o envelhecimento ativo e a capacitação dos cuidadores, tendo em conta, o contributo que diferentes áreas podem dar, nomeadamente, medicina, enfermagem, nutrição, serviço social e apoio administrativo. Desta forma, é fundamental perceber que a pessoa, neste caso, a pessoa sénior, é o primeiro recurso para a promoção da sua própria saúde e, por isso, torna-se necessário encorajá-la a participar neste processo, promovendo assim o envelhecimento ativo. A capacitação dos prestadores de cuidados torna-se também crucial para uma melhor qualidade de vida quer dos idosos dependentes, quer dos prestadores de cuidados, que se vêm, muitas das vezes, de forma repentina num novo papel. Nas I Jornadas da USF Aqueduto, estas serão as principais temáticas em discussão.
A participação nas I Jornadas da USF Aqueduto é gratuita, contudo é necessária a inscrição através do e-mail: usfaqueduto@csvconde.min-saude.pt até dia 24 junho. Pode consultar o programa completo no site www.usf-aqueduto.pt.
Já fez a sua inscrição? Contamos com a sua presença!

Ana Sofia Portela
USF Aqueduto