Última hora

Cefaleias

2 Junho 2016
Cefaleias
Opinião
0

As cefaleias são definidas por uma sensação dolorosa na cabeça e são mais comumente chamadas de dores de cabeça. Existem vários tipos de cefaleias com causas e significados diferentes.
Podem ser primárias ou secundárias a outras doenças como por exemplo, traumatismo craniano, meningite ou tensão arterial elevada.
As cefaleias mais frequentes são as chamadas cefaleias de tensão.
Caracterizam-se por uma dor tipo pressão ou capacete, geralmente afeta os dois lados da cabeça, podendo estender-se à nuca e pescoço, piorando ao longo do dia, mas sem agravar com os movimentos ou esforços. Associam-se a situações de cansaço, stress, falta de repouso (não dormir bem ou não dormir o suficiente) e ansiedade.
As enxaquecas são o segundo tipo de cefaleias primárias mais frequentes. A enxaqueca habitualmente afeta apenas um lado da cabeça, é pulsátil, intensa, frequentemente incapacitante (perturbando a rotina diária da pessoa), piora com o esforço e pode estar associada a náuseas, vómitos ou intolerância à luz (fotofobia).
Pode ser desencadeada por vários factores, tais como estímulos visuais (luz / movimento), cheiros intensos, stress, esforço físico ou jejum prolongado.
O diagnóstico de uma cefaleia é feito com base no tipo de dor que o doente se queixa. Habitualmente não são necessários exames complementares de diagnóstico adicionais para identificar o tipo de dor de cabeça que afeta uma pessoa.
O tratamento das cefaleias de tensão deve ter em conta medidas não farmacológicas, como por exemplo, repor o sono em falta, praticar exercício físico ou evitar situações de stress, podendo estas ser complementadas com medicação analgésica e em alguns casos medicação antidepressiva, ansiolítica ou recurso a relaxantes musculares.
No caso das enxaquecas, nas situações agudas é necessária medicação analgésica que resulte no alívio rápido da dor. Em alguns casos pode haver indicação para tomar medicamentos a longo prazo, para prevenir recorrência de novos episódios.
Existem sinais de alarme que poderão indiciar causas mais graves que expliquem o surgimento de cefaleias. Se a dor de cabeça não cessar após tratamento habitual, se surge subitamente e violentamente, se é acompanhada de febre alta e vómitos ou se é acompanhada de alterações da visão e perda de força muscular, não hesite em procurar o seu médico!

Manuel Lages Pinto
USF Auqeduto