Última hora

Livre Escolha e Circulação de Doentes já funciona em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

17 Maio 2016
Livre Escolha e Circulação de Doentes já funciona em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
Local
0

Já está a funcionar o novo sistema de Livre Escolha e Circulação de Doentes do Serviço Nacional de Saúde nas 14 Unidades de Saúde Familiar do Agrupamento de Centros de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
Este novo sistema permite ao utente, ajudado pelo médico de família, decidir qual o Hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para onde será encaminhado, a fim de realizar a consulta de especialidade. A unidade hospitalar escolhida pode ficar situada em qualquer ponto do país. A apresentação das alternativas ao utente é feita, prioritariamente, de acordo com a proximidade geográfica e tempos médios de resposta em cada especialidade.
Anteriormente, o utente era encaminhado para um Hospital indicado pela rede do Serviço Nacional de Saúde, mas, agora, o novo regime possibilita que o médico e o utente sejam informados sobre os Hospitais públicos disponíveis.
“O sistema arrancou em quatro centros de saúde, entre os quais Vila do Conde, Modivas e Póvoa de Varzim”, explicou Judite Neves, diretora do Agrupamento de Centros de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
Com o novo sistema de Livre Escolha e Circulação de Doentes no Serviço Nacional de Saúde, o utente, mediante o aconselhamento do médico de família, pode optar por deslocar-se ao Hospital que apresentar o menor tempo de espera, independentemente da sua localização e nos casos de se tratar de uma consulta de especialidade cirúrgica deve ser considerado o tempo de espera para cirurgia, uma vez que o doente deve continuar a ser seguido no hospital onde realiza a primeira consulta.