Última hora

Procissão dos Passos em Ano Jubilar

9 Março 2016
Procissão dos Passos em Ano Jubilar
Cultura
0

A tarde do passado domingo, 28 de fevereiro, ficou marcada pela saída da Majestosa Procissão do Senhor dos Passos, realizada pela Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, em colaboração com a Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde.
As cerimónias, integradas nas solenidades da Quaresma, iniciaram-se na Igreja da Misericórdia com o Sermão da Paixão, proferido pelo Prior de Vila do Conde, Pe. Paulo César, seguindo-se a Procissão do Silêncio até à Igreja Matriz, onde teve lugar o Sermão do Pretório pelo Cónego José Paulo Abreu, Vigário Geral da Arquidiocese de Braga. Após o Sermão, a Majestosa Procissão dos Passos iniciou a sua marcha solene até à Igreja da Misericórdia, onde se realizou o emocionante Sermão do Encontro, proferido pelo mesmo clérigo.
Neste momento do encontro de Jesus Cristo com sua Mãe, o Cónego José Paulo Abreu realçou “a importância da misericórdia, neste Ano Jubilar, apelando a uma ação com o coração (cordis) em virtude de quem sofre e vive a miséria (miser). É a partir desta atitude que se formou a palavra misericórdia”. “Na ânsia do ser humano ser melhor, corresponder melhor ao amor da sua Mãe, assim como Jesus Cristo é misericordioso connosco, deve haver uma vontade enorme em aprendermos também essa lição de misericórdia. Não há maior prova de amor do que dar a vida por quem se ama”, frisou o Cónego José Paulo Abreu.
Centenas de pessoas encheram as ruas da cidade de Vila do Conde, resistindo ao frio que se fazia sentir, e assistiram silenciosamente à passagem da Procissão que percorreu as seis Capelas dos Passos, representando o caminho da Paixão de Jesus Cristo, do Pretório ao Calvário.
A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde agradeceu, em comunicado, “a participação de todos quantos colaboraram e participaram nesta iniciativa que mantém e dá vida às tradições quaresmais na nossa cidade, salientando-se o papel desempenhado pelas funcionárias e funcionários da Instituição que, num total de 180 pessoas, se responsabilizaram por encarnar os figurantes e carregar o andor de Nossa Senhora das Dores”.