Última hora

Albergue de Santa Clara inaugurado em Vila do Conde

15 Março 2016
Albergue de Santa Clara inaugurado em Vila do Conde
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde inaugurou hoje o Albergue Santa Clara destinado a peregrinos que façam o Caminho Português da Costa, que passa por Vila do Conde e vai até Santiago de Compostela.
O Albergue Santa Clara, junto à Estrada Nacional EN13, na Rua 5 de Outubro, paredes meias com Mercado Municipal de Vila do Conde, tem uma lotação máxima de 25 lugares, em três camaratas.
O Albergue de Santa Clara foi criado no antigo edifício do Centro Municipal de Artesanato de Vila do Conde, desativado há alguns anos, que durante mais de meio ano sofreu obras de requalificação converter o equipamento num Albergue para peregrinos.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, sublinha que “já há muito tempo que o executivo municipal tinha por objetivo associar-se ao movimento das peregrinações e este albergue fica não só disponível para os peregrinos que façam o caminho da Costa para Santiago de Compostela, como também para as peregrinações a Fátima”.
A autarca vilacondense destaca “a localização do equipamento, no centro da cidade, que vai cumprir com os objetivos da câmara e abrir o concelho ao mundo”.
Melchior Moreira, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, deseja que “O Albergue Santa Clara possa fazer com que os alberguistas fiquem em Vila do Conde mais do que um dia, para conhecerem a cidade” e espera que a Região Norte de Portugal possa ter, até 2020, 7 milhões de turistas”.
O Albergue de Santa Clara, que já está a partir de hoje de portas abertas, dispõe de 25 camas e um conjunto de serviços em regime de self-service, como minicozinha, sala de refeições e convívio, terraço e esplanada, lavandaria com máquina de lavar e secar, instalações sanitárias com água quente, apoio para bicicletas e internet. Numa alusão ao Mosteiro de Santa Clara, uma das camaratas chama-se “Quarto dos Fundadores” e está preparada para receber famílias, pois pela disponibilização de uma cama de casal e de beliches permite acomodar um total de sete pessoas.