Última hora

Mensagem Quaresmal

18 Fevereiro 2016
Mensagem Quaresmal
Opinião
0

Estimados Vilacondenses, membros de um povo e de uma Igreja:
Ainda há pouco tempo deixamos para trás a quadra natalícia. Num aceno de cinco semanas tivemos contacto com o Tempo Comum e eis-nos, novamente, à entrada da Quaresma.
Trata-se de um tempo com características próprias, que se antepõe e predispõe para as festividades pascais. Desde os primeiros séculos da Igreja Católica, a Quaresma é uma clara oportunidade para a escuta da Palavra de Deus, para a conversão e reconciliação. Enquadramento propício para pôr em prática a esmola, o jejum e a oração (Cf. Ma 6, 1-6.16-18).
Nesta caminhada vamos escutar o Profeta Isaías a dizer-nos que se dermos do nosso pão ao faminto e matarmos a fome ao indigente, então brilhará na escuridão a nossa luz e a nossa noite será como o meio-dia. O Senhor será sempre o nosso guia e saciará a nossa fome nos lugares desertos de alimento (Cf. Is 58, 1-11).
Por seu lado, o Evangelista São Mateus diz-nos, citando Jesus Cristo, que quem der de beber um copo de água fresca a um dos pequeninos do mundo, isto é, a todos os excluídos arrumados nas periferias opacas da nossa cidadania, não perderá a sua recompensa. Quem assim fizer, a sua vida será como um jardim bem regado!
Vilacondenses, com humildade absoluta e absoluta amizade, convido-vos à vivência diferenciada destes quarenta dias. Fazei-o em memória de Jesus Cristo, ou por mero humanitarismo.
Sem arrogância clerical, presunção católica, recomendo-vos somente o bem, o amor, o afeto misericordioso. Porque tudo o que possais fazer de positivo enaltece a Humanidade, onde Deus reside. Ainda que não O consigais ver, praticai a misericórdia e Ele avistará o vosso coração, a vossa vida. O gesto poderá não ser profético, mas será, certamente, um sinal anunciador da compaixão que nos invade quando nos deparamos com o sofrimento espelhado na vida do nosso semelhante.
O Senhor quer confiar-nos neste itinerário Quaresmal/Pascal a Missão do Anúncio. Por agora, encaremos estes quarenta dias que se avizinham como um carreiro a peregrinar. De mochila às costas, carregados de pão, água e misericórdia, vivamos a nossa humanidade na humildade de sentimentos, que não podem ser meras emoções, mas práticas virtuosas que alteiam os paradigmas de todos aqueles que se encontram escravizados por mundanidades viciosas!
Dai e dai-vos, amai misericordiosamente e a Quaresma acontecerá!

Pe. Paulo César Pereira Dias