Última hora

Direitos digitais e segurança na Internet debatidos em Vila do Conde

9 Janeiro 2016
Direitos digitais e segurança na Internet debatidos em Vila do Conde
Cultura
0

A conferência NETtalks passou na última 3.ª-feira, 5 de Janeiro, pela Escola Secundária D. Afonso Sanches (ESDAS).
As NETtalks são conferências sobre direitos digitais e segurança de navegação na internet promovidas pela DECO, em parceria com o Centro de Informação ao Consumidor da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Nem tudo o que se encontra na Internet pode ser usado à vontade e os mais jovens precisam de ter consciência de que muitos conteúdos que procuram, como músicas, filmes, vídeos e jogos, estão protegidos por direitos de autor. E que ao fazerem um download não autorizado pode trazer muitos problemas.
Estas conferências, promovidas pela DECO, são dirigidas aos alunos das escolas de todo o país e promovem o debate sobre questões relacionadas com o mundo digital, mostrando as regras e o respeito pelos direitos de autor que os jovens devem ter quando navegam na Internet.
Por outro lado, as NETtalks alertam para que tudo o que dizemos ou fazemos online fica na internet para sempre e a nossa reputação digital é o resultado de tudo o que publicamos, visto que nunca mais pode ser apagado.
Esta conferência, moderada por André Regueiro, da DECO, teve a participação de Marília Cabral, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), de António Osório, do Centro de Competências TIC da Universidade do Minho, de Joana Simões, da DECO e de Lurdes Alves, Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Conde com o pelouro da Educação.
O auditório da Escola Secundária D. Afonso Sanches foi pequeno para todos os estudantes que quiseram assistir ao debate, colocando todas as suas questões aos oradores convidados.
Durante esta NETtalks foi, ainda, apresentada a 3.ª edição do concurso sitestar.pt, que desafia os jovens a criar sites sobre os seus projetos e atividades.