Última hora

Editorial

26 Agosto 2015
Editorial
Opinião
0

Se a vida do ser humano tem o seu alfa e omega, a história da humanidade é a continuidade perene da ação desenvolvida pelos homens, seus feitos, ações e obras, em conjugação com a natureza. Assim, dando continuidade a um projeto dos nossos antepassados, mas bem recentes, vamos suceder-lhes, com a devida vénia, reeditando o jornal Renovação.
Não é nossa pretensão ser mais um jornal, mas sim, um jornal diferente, que honre os pergaminhos dos seus anteriores diretores e redatores e eleve sempre e projete Vila do Conde, a sua história e as suas gentes.
Seremos, numa fase inicial, um diário online, independente e livre, e, posteriormente, também um jornal de imprensa escrita.
O Renovação procurará a verdade e subordinar-se-á apenas aos factos, não se deixando condicionar por interesses partidários, económicos e religiosos, sendo sempre responsável perante os seus leitores, sem descurar os organismos que superentendem a imprensa.
Pautar-nos-emos pelos princípios da dignidade da pessoa humana e pelos valores da democracia, da liberdade e do pluralismo.
Colocaremos a liberdade de expressão no centro das suas preocupações, na defesa de uma sociedade aberta, com instituições respeitadoras da lei e dos direitos individuais, pois acreditamos que o desenvolvimento harmonioso de uma sociedade tem que ser inclusivo, participativo e sem preterição de ninguém, dirigindo-se a um público de todos os níveis sociais e de todas as profissões.
Procuraremos fórmulas atrativas e pertinentes de apresentação da informação aos nossos leitores, mas sempre respeitando os princípios deontológicos da imprensa e da ética profissional.
Orientar-nos-emos por critérios de rigor e criatividade editorial, para satisfação dos nossos leitores, com um olhar sobre Vila do Conde, Portugal e o Mundo.
São estes os nossos princípios e desígnios.

António Martins Alves