Última hora

Cidade do Porto

24 Agosto 2015
Cidade do Porto
País
0

Porto é uma cidade portuguesa situada no noroeste de Portugal, que é capital do Distrito do Porto, da região Norte e da Área Metropolitana do Porto, tendo, também, sido a capital da província do Douro Litoral e da região de Entre Douro e Minho, e é a sede de um município com 41,42 km² de área, com uma população de 237 591 habitantes, dentro dos seus limites administrativos, que está subdividido em sete freguesias.
A cidade metrópole, constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano, conta com cerca de 2 479 000 habitantes, o que a torna a maior do noroeste peninsular.
É a sede e a capital da Área Metropolitana do Porto, que agrupa 18 municípios com 2 494 741 habitantes em 2 089 km² de área, com uma densidade populacional próxima de 1098 hab/km², o que torna a cidade a 13ª área urbana mais populosa da União Europeia, sendo, portanto, a segunda maior zona urbana portuguesa, a seguir a Lisboa.
É a cidade que deu o nome a Portugal (200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal e de onde, mais tarde, se construiu o Império Português, construído, maioritariamente, por pessoas da Região Norte.
É, agora mais do que nunca, uma cidade mundialmente conhecida e um dos melhores destinos de férias do mundo.
A cidade do Porto é reputada pelo seu vinho do porto, pelas suas pontes, pela arquitectura contemporânea em conjugação com a mais antiga, pelo seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, pelos seus restaurantes e pela sua gastronomia, pela sua principal equipa de futebol, o Futebol Clube do Porto, pela sua principal universidade pública, a Universidade do Porto, colocada entre as 200 melhores universidades do Mundo e entre as 100 melhores universidades da Europa, bem como pela qualidade dos seus centros hospitalares, como é exemplo o Hospital de São João.
O Porto é o local onde se formalizou a criação de um consórcio pioneiro em Portugal: o Consórcio das Universidades do Norte (UniNORTE), que corresponde a uma associação/parceria entre a Universidade do Porto, a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a fim de serem partilhados meios, recursos humanos e fundos europeus.
O Porto, juntamente com os concelhos de Vila Nova de Gaia e de Matosinhos, faz parte integrante da Frente Atlântica do Porto, que constitui o núcleo populacional mais urbanizado da Área Metropolitana, situado no litoral, delimitado, a oeste, pelo Oceano Atlântico, com a influência estrutural do estuário do Rio Douro, que une Gaia ao Porto.
O Porto é a cidade mais importante da altamente industrializada zona litoral da Região Norte, onde se localizam grande parte dos mais importantes grupos económicos do país e a Associação Empresarial de Portugal está sediada no Porto. A Região Norte é a única região portuguesa que exporta mais do que importa.
Devido aos sacrifícios que os portuenses fizeram para apoiar a preparação da armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta, tendo a maioria da população oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação, criaram um prato, as “tripas à moda do Porto”, que lhes valeu, até hoje, a alcunha de “tripeiros”.