Última hora

Cidade de Vila Nova de Gaia

24 Agosto 2015
Cidade de Vila Nova de Gaia
País
0

Vila Nova de Gaia, conhecida, frequentemente, apenas por Gaia, é uma cidade portuguesa da Área Metropolitana do Porto e da Região Norte com cerca de 180 000 habitantes no seu perímetro urbano.
Formada, originalmente, a partir de duas povoações distintas, Gaia e Vila Nova, foi elevada a cidade no dia 28 de Junho de 1984 e está localizada na margem sul da foz do rio Douro, onde estão as caves do conceituado vinho do Porto.
Gaia tem, como sempre teve, uma ligação muito forte à vizinha cidade do Porto, não apenas pela partilha do património comum do vinho, mas pelo facto de, no passado, as famílias burguesas e nobres do Porto terem, em Vila Nova de Gaia, as suas quintas e casas de férias.
Nas últimas décadas, devido ao crescimento económico e à melhoria das comunicações com a margem norte do rio Douro, Vila Nova de Gaia acolheu população que trabalha, diariamente, no Porto (sobretudo, devido à construção do Metro do Porto que estimulou e tornou ainda mais funcional esses constantes movimentos pendulares entre Gaia e Porto).
Vila Nova de Gaia é um concelho onde trabalham e residem muitos cidadãos originários da Área Metropolitana do Porto, situados logo a seguir à margem sul do rio Douro, como Espinho, Santa Maria da Feira, Arouca, São João da Madeira, Vale de Cambra ou Oliveira de Azeméis.
Vila Nova de Gaia é, ainda, um concelho de residência semanal, apenas durante os dias úteis da semana, de muitos cidadãos naturais desses concelhos que trabalham no espaço urbano de Gaia, do Porto ou de Matosinhos.
Vila Nova de Gaia, conjuntamente com os concelhos vizinhos do Porto e de Matosinhos, formam a Frente Atlântica do Porto, que constitui o núcleo populacional mais urbanizado da Área Metropolitana do Porto, situado no litoral, delimitado, a oeste, pelo Oceano Atlântico, com a influência estrutural do estuário do Rio Douro, que une Gaia ao Porto.