Última hora

Cidade de Santo Tirso

24 Agosto 2015
Cidade de Santo Tirso
País
0

Santo Tirso é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, à Região Norte e à sub-região da Área Metropolitana do Porto, com 14 107 habitantes no seu perímetro urbano.
É sede de um município com 136,60 km² de área e 71 530 habitantes, subdividido em 14 freguesias.
O município é limitado a norte por Vila Nova de Famalicão e Guimarães, a nordeste por Vizela, a leste por Lousada, a sueste por Paços de Ferreira, a sul por Valongo, a sudoeste pela Maia e a oeste pela Trofa.
Santo Tirso está localizado entre Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Porto e dista de todas cerca de 30 km.
De 978 até 1834, constituiu um couto cuja sede era o Mosteiro de Santo Tirso, possuindo propriedades por todo o Entre Douro e Minho.
De 1836 até 1998, o actual concelho da Trofa esteve integrado no de Santo Tirso, que era, por isso, um dos 20 mais populosos do país.
A cidade de Santo Tirso foi o berço da industrialização do têxtil em Portugal. A fábrica de Fiação e Tecidos Rio Vizela, fundada em 1845, nas freguesias de Vila das Aves e São Tomé de Negrelos, foi a primeira unidade do ramo no país, tendo sido, também, a maior fábrica portuguesa da altura.
Santo Tirso tem uma doçaria tradicional peculiar, uma vez que produz, na pastelaria Moura, os famosos Jesuítas.
Além deste pastel, destacam-se igualmente os limonetes, produzidos nas diversas pastelarias da cidade.
Além dos vinhos verdes, em especial o da Quinta de Gomariz, em Sequeirô, o qual tem ganho várias medalhas de ouro nos últimos anos de concursos nacionais da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, é de realçar o Licor de Singeverga, produzido pelos monges beneditinos do mosteiro homónimo, na freguesia de Roriz.