Última hora

Cidade de Paços de Ferreira

24 Agosto 2015
Cidade de Paços de Ferreira
País
0

Paços de Ferreira é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, região de Entre Douro e Minho e sub-região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, com 9 085 habitantes. É sede de um concelho com 70,99 km² de área e 56 340 habitantes, subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a leste por Lousada, a sul por Paredes, a sudoeste por Valongo e a oeste e norte por Santo Tirso.
Foi elevada a sede de concelho em 6 de Novembro de 1836 e à categoria de Cidade em 20 de Maio de 1993. Esta pequena cidade encontra-se organizada em torno de dois centros principais. O primeiro núcleo central, mais antigo, é formado pela Praças Dr. Luís e 25 de Abril e pela Praceta de Santa Eulália. Nesta última, está situada a Igreja Matriz, numa peculiar colina. De origem incerta, este templo é o local de devoção por excelência dos pacenses. De notar que, da referida colina, se pode desfrutar de uma bela vista panorâmica, já que, a partir daí, se consegue observar grande parte do concelho, nomeadamente a parte mais ocidental (Seroa e Serra da Agrela, Meixomil, Penamaior, Sanfins de Ferreira e Eiriz). Na parte central da Praça Dr. Luís, pode observar-se o jardim municipal, datado de 1892, onde merece particular destaque o tricentenário carvalho alvarinho, o ex-libris da cidade pacense. O mesmo jardim possui a estátua do Dr. Leão de Meireles, uma das personalidades mais importantes dos primórdios do concelho de Paços de Ferreira.
Mais abaixo, a Praça 25 de Abril é dominada pelo edifício dos antigos Paços do Concelho, inaugurado em 1918, onde funciona actualmente o Museu Municipal e o Posto de Turismo de Paços de Ferreira. Em frente à escadaria principal deste edifício, aparece, embora discretamente, o Pelourinho de Paços de Ferreira, o único monumento da cidade com a categoria de Património Nacional. Na parte central da praça, marca presença a estátua de Dona Sílvia Cardoso, famosa benemérita pacense, que abdicou de grande parte da sua riqueza para se dedicar à ajuda dos mais necessitados.
Já o segundo núcleo central compreende a Praça da República, conhecida popularmente como a “Rotunda”, onde se situam os principais serviços do concelho. Na “Rotunda”, é possível observar o Palácio da Justiça e a escultura em bronze que decora a sua fachada principal. Porém, o destaque da Praça da República vai por inteiro para o seu centro, onde se encontra o Monumento ao marceneiro, escultura da autoria do Mestre José Rodrigues e que homenageia os marceneiros do concelho, que possibilitaram a enorme evolução registada pelo concelho no século XX que tornaram Paços de Ferreira na “Capital do Móvel”, ainda hoje, marco de referência no panorama industrial português. Mesmo ao lado, está o actual edifício dos Paços do Concelho, da autoria do arquitecto pacense Paulo Bettencourt, onde está sediada, para além da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, a Junta de Freguesia pacense. Tanto o Monumento ao Marceneiro, como o edifício dos Paços do Concelho, foram inaugurados aquando do 5º aniversário da cidade, a 20 de Maio de 1997.
Paços de Ferreira possuía uma estação agrária, unidade do Ministério da Agricultura, onde era efectuada criação de gado, produção de leite, cereais e forragens, e onde existia uma oficina e posto de venda, onde se podia adquirir o “Queijo Paços”, produzido nesse local. Porém, a partir de 2005, a estação agrária transformou-se no Parque Urbano de Paços de Ferreira, local de lazer por excelência, em pleno centro da cidade. Nos terrenos do Parque, delimitados pelo Rio Ferreira, localizam-se as Piscinas Municipais.
De um modo geral, Paços de Ferreira é uma cidade jovem e em constante transformação e adaptação. Nos últimos anos, a outrora vila rural, formada por lugares e quintas, e de casas graníticas, tem-se tornado numa cidade moderna.