Última hora

António Costa convoca para sexta feira reunião sobre situação epidemiológica em Portugal

16 Novembro 2021
António Costa convoca para sexta feira reunião sobre situação epidemiológica em Portugal
Política
0

O Primeiro-Ministro, António Costa, convocou para sexta feira uma reunião sobre a evolução da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, juntando especialistas e políticos no Infarmed, em Lisboa, disse fonte do executivo.
De acordo com a mesma fonte, a reunião está prevista para as 15:00, tendo a participação pela parte política do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e de representantes dos partidos com representação parlamentar.
A última reunião no Infarmed, em Lisboa, realizou-se no passado dia 16 de setembro, numa conjuntura em que Portugal registava progressos acentuados na evolução da taxa de vacinação, uma redução da incidência e do índice de transmissão (Rt) da Covid-19.
A reunião desta sexta feira realiza-se numa altura em que está em marcha o processo de vacinação dos maiores de 65 anos e de profissionais de saúde com uma terceira dose da vacina contra a Covid-19.
Ao contrário da tendência de setembro, esta reunião vai acontecer numa altura em que Portugal regista um crescimento tanto da incidência da doença, como do indicador de transmissão.
No domingo, dia em que normalmente são contabilizados menos casos, de acordo com os dados oficiais, foram registados 1.483 novos casos confirmados de infeção com o novo coronavírus SARS-CoV-2, 15 mortes associadas à Covid-19 e um aumento dos doentes internados.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.265 pessoas e foram contabilizados 1.108.462 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), mas também há registo de 1.051.839 recuperados.
A Covid-19 já provocou pelo menos 5.121.663 mortes em todo o mundo, entre os 254.550.103 casos identificados, mas também há registo de 230.141.463 recuperados.
A doença é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, no centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.