Última hora

Câmara de Vila do Conde passa a decidir trajetos e horários dos autocarros

6 Janeiro 2016
Câmara de Vila do Conde passa a decidir trajetos e horários dos autocarros
Local
0

A Câmara de Vila do Conde aderiu recentemente ao novo Sistema de Mobilidade e Serviço Público de Transporte de Passageiros da Área Metropolitana do Porto.
A partir de agora, todas as carreiras de transportes que circulem no concelho de Vila do Conde vão necessitar de parecer “prévio e vinculativo” da Câmara Municipal.
A Presidente da Câmara, Elisa Ferraz, refere que não tem dúvidas de que “este sistema será uma mais-valia para Vila do Conde”, pois “nós agora vamos ter uma visão global dos transportes que atravessam Vila do Conde, nos diversos níveis, e construir um plano que sirva toda a Área Metropolitana”.
Segundo a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, “o plano está praticamente concluído” e a autarquia vai, agora, “dialogar com as empresas a nível local, a fim de pôr no papel os seus contributos” para a rede final do Serviço Público de Transporte de Passageiros da Área Metropolitana do Porto.
A Póvoa de Varzim também aderiu ao novo sistema e, por isso, os dois municípios esperam que esta seja a oportunidade para criar uma verdadeira rede de transportes entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim, que até hoje tem sido dificultada pelas inúmeras carreiras que atravessam os dois concelhos.
Fica, assim, agora, nas mãos das autarquias a definição das carreiras no seu concelho, ao contrário do que até agora acontecia, uma vez que as licenças eram, no passado, emitidas pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres.
Assim, uma vez que aderiu ao novo Sistema de Mobilidade e Serviço Público de Transporte de Passageiros da Área Metropolitana do Porto, a Câmara Municipal de Vila do Conde terá um papel ainda mais importante junto das empresas podendo, inclusive, exigir determinados horários e trajetos que mais satisfação a população.