A Professora vila-condense Helena Vila Cova lançou o livro “Histórias da Porta ao Lado”, escrito durante a pandemia de Covid-19.
Helena Vila Cova nasceu em Vila do Conde, cidade onde vive e trabalha, é licenciada em Ensino de Português, leciona esta disciplina desde 2006, além de ser formadora e de já ter publicado artigos em jornais.
“Camila encontra-se confinada no seu apartamento, devido à pandemia provocada pela Covid-19. Com o mundo lá fora em suspenso, ela mergulha no universo íntimo dos seus vizinhos, descobrindo um mosaico de vidas, sonhos e desafios. Das janelas ao outro lado da rua, cada vizinho tem uma história única a ser contada, revelando também a força da comunidade em tempos de crise. Ao lembrar e relembrar as histórias dos outros, Camila procura conhecer também a sua história, descobre segredos enterrados no passado e desvenda os mistérios que moldaram a sua própria vida. À medida que os detalhes do romance dos seus pais são revelados, ela é levada por uma jornada de autodescoberta, confrontando verdades dolorosas e redescobrindo o poder do amor verdadeiro. Uma história que prova que os laços afetivos transcendem o tempo e as adversidades. Este livro oferece uma visão sensível e inspiradora da resiliência humana diante da adversidade”, pode ler-se na sinopse do livro “Histórias da Porta ao Lado”, da Professora vila-condense Helena Vila Cova.
“O livro “Histórias da Porta ao Lado” surgiu na minha vida como uma tábua de salvação. Desde que me conheço, gostei de escrever. Apesar do seu poder transformador, durante muito tempo, perdi a inspiração, a motivação a dedicar-me a algo que tanto gosto. Mas as palavras continuavam a ecoar ao meu ouvido, sussurrando ao meu coração, que tinha de voltar a escrever. Aos poucos, o alento voltou e fui escrevendo em pedaços e em peças soltas de um puzzle ainda por construir. Em 2023 a minha vida mudou e eu mudei com ela. No meio do turbilhão que foi na minha vida, depois do diagnóstico de endometriose e adenomiose, decidi escrever um livro. O fantástico Dr. João Bernardes e a fantástica Dra. Lúcia ensinaram que a minha “vida também podia ter outros caminhos e não precisa de ser o caminho sem saída” e escrever foi o meu caminho. A escrita foi, para mim, uma ferramenta terapêutica poderosa nos momentos mais difíceis e fez com que me risse até doer a barriga nos momentos mais felizes da minha vida. Fui escrevendo porque precisava de escrever, sem nunca me esquecer que a vida real devia ser encarada e que estava pronta para a enfrentar”, diz a autora vila-condense, Helena Vila Cova quando questionada sobre o que a inspirou para escrever o livro “Histórias da Porta ao Lado”.