Última hora

Goleada frente ao Rio Ave no Estádio da Luz recoloca Benfica no caminho das vitórias

28 Outubro 2024
Goleada frente ao Rio Ave no Estádio da Luz recoloca Benfica no caminho das vitórias
Desporto
0

O Benfica venceu este domingo o Rio Ave por 5-0 em jogo da nona jornada da Liga Portuguesa de Futebol, somou a quarta vitória consecutiva na I Liga e ‘lambeu as feridas’ da derrota europeia a meio da semana, frente ao Feyenoord.
Ao contrário das duas partidas anteriores em casa para o campeonato, em que tinha começado a perder, este domingo as ‘águias’ colocaram-se em vantagem cedo graças a Aktürkoglu (12, 16 e 45+2), que em apenas 45 minutos fez um ‘hat-trick’. Na segunda parte, Schjelderup (79) e Amdouni (81) fecharam as contas da goleada no Estádio da Luz.
Com este resultado, o Benfica somou a quarta vitória consecutiva para o campeonato e, com 19 pontos, mas menos um jogo, ocupa o terceiro lugar, a dois pontos do FC Porto, que só na segunda-feira defronta o AVS. Já o Rio Ave, com oito pontos, está na 13.ª posição e já leva quatro jogos sem vencer para o campeonato.
Depois da derrota a meio da semana para a Liga dos Campeões, em casa frente ao Feyenoord (1-3), Bruno Lage tinha dito que a equipa tinha de reagir e os primeiros minutos mostraram que os jogadores perceberam a mensagem. Logo aos 12, Aktürkoglu fez o 1-0. Num lance rápido de ataque, Aursnes cruzou para Pavlidis, Cezary Miszta antecipou-se ao grego, mas a bola ficou nos pés do Harry Potter turco, que ajeitou e disparou para o primeiro da noite na Luz.
Aos 16, Aktürkoglu repetiu a dose da maneira mais improvável, com um cabeceamento na área vila-condense, aproveitando o desentendimento entre Patrick William e Miszta. O cruzamento de Di Maria caiu na zona entre o guarda-redes e o central e o turco do Benfica desviou de forma subtil para o 2-0, marcando o seu quarto golo no campeonato em quatro jogos.
Com a Luz menos ansiosa, o Benfica não adormeceu e contou com a complacência do Rio Ave, que nunca pareceu interessado em tomar a iniciativa.
Até ao final do primeiro tempo só o Benfica criou perigo, Di Maria viu uma bola que picou sobre o guarda-redes ser tirada em cima da linha de golo no último momento e viria ser a Aktürkoglu a assinar o ‘hat-trick’ ainda antes do apito para o intervalo: em mais uma jogada de envolvimento no ataque, a bola sobrou para o turco que, sempre no lugar certo, atirou cruzado e forte para o 3-0.
Na segunda parte, sem interesse na baliza do Benfica, o Rio Ave limitou-se a ver o Benfica jogar e, mesmo em ritmo de gestão, os ‘encarnados’ colecionaram vários lances em que podiam ter aumentado a vantagem: Di Maria, Arthur Cabral e Amdouni protagonizaram os mais clamorosos e que contaram com boa oposição de do guarda-redes da formação de Vila do Conde.
Aos 79, o Benfica voltou mesmo aos golos e, já sem Aktürkoglu em campo, foi Schjelderup a faturar. Aproveitando os minutos finais que Lage lhe deu para mostrar serviço, o norueguês respondeu da melhor forma a um cruzamento de Beste e num remate cruzado de pé esquerdo atirou para o fundo da baliza.
Com o 4-0 abriu-se novamente a torneira de golos da Luz e dois minutos depois, aos 81, Amdouni, num lance em tudo igual ao de Schjelderup, ampliou para 5-0 e fechou o resultado de uma noite tranquila no Estádio da Luz e que permite ao Benfica voltar a ocupar o terceiro lugar da tabela classificativa da I Liga.