Última hora

Vila-condense Messias Baptista sagra-se campeão do mundo de canoagem em K1 200 metros

29 Agosto 2024
Vila-condense Messias Baptista sagra-se campeão do mundo de canoagem em K1 200 metros
Desporto
0

O canoísta vila-condense Messias Baptista sagrou-se este domingo campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorreram em Samarcanda, no Uzbequistão.
O atleta de Vila do Conde terminou a prova em 34,876 segundos, à frente do polaco Jakub Stepun e do espanhol Carlos Garrote.
Depois de no ano passado ter vencido o ouro mundial em K2 500, com João Ribeiro, em Duisburgo, na Alemanha, Messias Baptista impôs-se agora a solo na final da prova de 200 metros, com 34,876 segundos, deixando o polaco Jakub Stepun em segundo lugar (34,945) e o espanhol Carlos Garrote em terceiro (35,308).
O canoísta olímpico Messias Baptista regressou a Portugal após conquistar duas medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato do Mundo. De Samarcanda, no Uzbequistão, trouxe o ouro em duas distâncias não olímpicas, o K1 200 masculino e ainda o K2 500 misto, juntamente com Teresa Portela, e o bronze no K4 500 misto, constituído por Fernando Pimenta, Messias Baptista, Teresa Portela e Francisca Laia.
“Sinto-me orgulhoso dos meus feitos. No ano passado consegui o meu primeiro título num Mundial com o João Ribeiro, o meu parceiro. Este ano consegui mais um com a Teresa Portela, que acaba por ser também especial porque foi o primeiro título dela. Eu gosto de partilhar estes momentos com as pessoas”, afirmou Messias Baptista aquando da homenagem da Câmara de Vila do Conde, cidade em que nasceu e onde começou a competir na canoagem, na passada segunda-feira.
“Era um título que eu sonhava desde criança. Foi aqui que eu comecei a remar, em Vila do Conde, e sonhava com isso. No mundo não há nenhum mais rápido que eu. Eu ainda não caí em mim”, confessou Messias Batista.
Graças às duas conquistas, o canoísta olímpico de 25 anos de idade teve direito a uma tarde de homenagem no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila do Conde.
Depois do 6.º lugar no K2 500 metros nos Jogos Olímpicos Paris 2024, Messias Baptista arranca assim para um novo ciclo olímpico, com destino a Los Angeles 2028.