O fogo que deflagrou hoje numa embarcação nos Estaleiros de Vila do Conde, distrito do Porto, foi dado como dominado pelas 21:45, estando as autoridades a realizar vigilância para prevenir qualquer foco de poluição, adiantou fonte policial.
A comandante do porto de Vila do Conde, Mónica Martins, destacou, pelas 22:20 de hoje, que o fogo que deflagrou pelas 13:00 já estava contido.
“Os Bombeiros estão a efetuar vigilância e preparados para qualquer tipo de reacendimento”, explicou a capitão-de-fragata Mónica Martins, Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Mónica Martins frisou ainda que não foi detetado até ao momento qualquer foco de poluição na foz do rio Ave, mas que as autoridades continuam “atentas e com as barreiras de contenção montadas”.
Numa atualização feita pelas 17:00, a Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde tinha destacado que a principal preocupação das autoridades era evitar poluição na foz do rio Ave, acrescentando que tinham sido montadas linhas de contenção de possíveis focos de poluição.
“A nossa preocupação foi evitar que o incêndio se propagasse a outras embarcações e garantir que não haveria nenhum foco de poluição na água. Para isso, montámos uma barreira de proteção”, disse, na altura, a Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, Mónica Martins.
De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto (AMP), o combate às chamas foi realizado pelos Bombeiros de Vila do Conde.
No total, foram destacados para o local 19 operacionais e oito meios terrestres, incluindo Bombeiros, GNR e Polícia Marítima.